(31) 4063-9493 | 3146-9493     comercial@analyticsbrasil.com.br

Qual o melhor laboratório de análises químicas para higiene ocupacional?

Por:leandro
Análises Químicas

02

maio 2018

Quando falamos de análise do ar, estamos falando de saúde e bem-estar. Em algumas empresas ocorre manipulação de produtos químicos, como solventes por exemplo, em indústrias de tinta. Estes agentes na maioria das vezes agridem o sistema respiratório quando inalados.

Quando encontrados em proporção considerada insalubre, além de causar problemas sérios de saúde, ocasiona penalizações legais para a empresa quando ocorre fiscalização ou um acidente.

Por isso, é fundamental que o empregador contrate um laboratório de análises químicas para controlar os riscos químicos quantitativamente e se manter em dia com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Para saber o que deve pesar na hora de escolher o laboratório que atenderá a sua empresa, acompanhe este conteúdo!

Qual a importância da análise química do ar?

Quando a empresa lida com agentes químicos nocivos ao ser humano ou gera grande quantidade de particulados na sua atividade, por exemplo, a situação não é tão simples.

Existem normas regulamentadoras (NRs) que colocam obrigações aos empregadores para tornar o ambiente de trabalho mais seguro e salubre, sugerindo por exemplo, em determinados casos, o uso dos chamados Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) ou como último recurso, os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Contudo, antes de tomar essas atitudes, é essencial que um gestor saiba exatamente quais são os riscos químicos presentes no local e em qual concentração quando possível, pois pode existir uma maneira mais econômica e eficaz de controlar estes riscos, evitando passivos trabalhistas.

Se um trabalhador adquire ou tem agravamento de problemas respiratórios durante seu tempo de contrato, a empresa pode ser responsabilizada judicialmente caso fique provado que as condições no ambiente de trabalho estão aquém dos padrões exigidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). 

A contratação de um laboratório de análises químicas permite à empresa manter-se dentro das normas e gerar provas disso, resguardando-se de quaisquer problemas legais nesse sentido.

Além disso, a condição do ar afeta a produtividade e a sensação de bem-estar e conforto das pessoas que frequentam o ambiente, podendo gerar não apenas insatisfação com as condições de trabalho, mas levar ao crescimento do absenteísmo, gerando prejuízos indiretos para a empresa. 

Por que contratar um laboratório especializado em análise do ar para higiene ocupacional?

As especificidades do ambiente de trabalho e a legislação envolvida não fazem parte da prática e do conhecimento de todos os laboratórios de análises químicas. A higiene ocupacional vai além de quantificar um agente químico no ar. Conheça os fatores que precisam ser considerados:

  • as atividades primárias e secundárias da empresa;
  • as dimensões espaciais e fluxos de ar (portas, janelas e tubulação) de cada ambiente;
  • o fluxo de pessoas e o tempo médio de permanência de um indivíduo no local;
  • a temperatura, a umidade e a velocidade do ar no ambiente externo e as condições ideias para funcionamento e preservação dos equipamentos utilizados no ambiente interno;
  • qual agente químico deve-se realmente quantificar;
  • e se existe limite de tolerância para o agente químico em questão.

Sem os devidos cuidados a contratação de um laboratório pode ser um grande desperdício de dinheiro, pois não evitará as doenças do trabalho relacionadas aos riscos químicos do ar de maneira eficiente.

Ao contrário: um monitoramento ineficiente servirá como evidência de descumprimento das normas trabalhistas, atuando contra o empregador. Assim, é fundamental contar com um laboratório especializado em análise do ar para auxiliar no reconhecimento e antecipação de riscos, oferecendo soluções assertivas.

Certificado de Acreditação

Outro ponto importante é a acreditação das análises dos laboratórios pesquisados, ou seja, a certificação da qualidade e confiabilidade dos serviços oferecidos pela empresa. A acreditação é feita por terceiros reconhecidos no setor, como o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a American Industrial Hygiene Association (AHIA).

Entre os dois exemplos citados, podemos dizer que ambos têm credibilidade e vale a pena requisitar quando se está a procura de um laboratório de análises químicas para assessorar a sua empresa. No entento, o Inmetro é considerado mais generalista, ele não especifica os procedimentos de controle de qualidade específicos para higiene ocupacional. A acreditarão é a mesma para qualquer tipo de laboratório. A AHIA é uma associação internacionalmente reconhecida pelo seu alto padrão de exigência, podendo ser considerada a melhor acreditação específica para a área de higiene ocupacional. 

Ao contrário do que o marketing pode levar a crer, não existem laboratórios acreditados: a avaliação é feita sobre as análises e pode não valer para todas as análises oferecidas pela companhia. Outra questão que pode levar a uma interpretação equivocada é a data — os certificados têm prazo de validade, devendo ser renovados constantemente. De nada vale como comprovação ter sido acreditado pelo Inmetro há dez anos, por exemplo.

Portanto, é aconselhável se aprofundar nos detalhes antes de escolher um laboratório: 

  • quais são as análises acreditadas do laboratório?
  • que instituições emitiram os certificados de acreditação?
  • há quanto tempo o certificado foi conferido pela instituição?

Conheça a Analytics

Atuando em mais de 30 países, a Analytics se diferencia por um histórico impecável de acreditação bianual pela AHIA desde 1981. São mais de três décadas de avaliação positiva! 

Além de fornecer a análise, a empresa presta consultoria prévia aos seus clientes para que saibam identificar quais análises são necessárias em cada situação — e sem cobrar nada a mais por isso. Esse é o único laboratório de análises químicas que possui um profissional certificado pela Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais (ABHO) guiando os clientes na escolha correta das análises. Os grandes benefícios são a economia e a eficiência do processo, evitando gastos e repetições desnecessárias.

Vários dos equipamentos específicos de coleta podem ser alugados na própria empresa, centralizando as soluções de higiene ocupacional que a empresa irá precisar.

A agilidade também é uma marca da Analytics, com o menor prazo de entrega de laudos do mercado: apenas sete dias úteis!

Agora que você já sabe as funções de um laboratório de análises químicas, a relevância do seu trabalho e como escolher uma empresa confiável, não há porque exitar: entre em contato conosco e agende seu horário com nossos consultores!


Compartilhe:

Av. dos Andradas 3323 - Sala 504, Santa Tereza - BH/MG

(31) 4063-9493 | 3146-9493

comercial@analyticsbrasil.com.br