(31) 4063-9493 | 3146-9493     comercial@analyticsbrasil.com.br

Agentes da ACGIH com limite Fração Inalável e Vapor

Por:Analytics Brasil
Segurança do Trabalho

14

jun 2019

Este é um tema bastante complexo e que envolve muitas discussões. Se você está contratando esta análise você pode estar fazendo a amostragem errada. Acompanhe este artigo e saiba mais!

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!

O que são os Agentes com limite do tipo Fração Inalável e Vapor?

São compostos que quando aplicados no meio ambiente dão origem aos aerodispersóides, que são gotículas, como névoas e neblinas, ou podem ser sólidos com líquidos envoltos; estes líquidos são voláteis e possuem capacidade de evaporação.

O trabalhador que utiliza este material, ao aplicá-lo, pode estar exposto tanto ao aerodispersóide quanto ao vapor formado pela substância ao evaporar. Portanto, são duas exposições diferentes, e por esse motivo, as coletas são distintas.

Como realizar esta análise?

Há algum tempo atrás não havia um método de coleta válido para  estes agentes e ainda hoje não existe nenhum método de agência para estes agentes, como NIOSH e OSHA. Recentemente foi lançado um amostrador, com alto custo e pouco aplicável.

O principal objetivo da ACGIH é a proteção dos trabalhadores e não o desenvolvimento de metodologias de avaliação, com isso é dado à indústria o desenvolvimento dos mesmos.

Agora quero te levar a uma reflexão…

O que acontece com a gotículas desses agentes na amostragem feita com filtro?

Como essas substâncias são voláteis, o tempo até o envio e recebimento da amostra pelo laboratório essas substâncias já evaporaram e não terá nada no filtro.

Então o que fazer com os resultados?

O ideal é realizar a amostragem com um amostrador IOM com um tubo em sequência e, ao final da coleta, extrair o filtro e colocá-lo em um recipiente fechado para evitar a evaporação. Porém esse procedimento é muito complexo e muitos desses solventes são tóxicos e devem ser manuseados por pessoas treinadas e com conhecimento em química e análises químicas.

A Analytics Brasil faz uso das metodologias propostas pela NIOSH e OSHA, contando com ACREDITAÇÃO TOTAL DA AIHA (Associação Norte-Americana de Higiene Industrial) desde o ano de 1981. Além disso, os dados obtidos nos relatórios de nossas análises são comparáveis com os limites de tolerância da legislação brasileira e da ACGIH com o objetivo final de determinar se o local é seguro e está em conformidade, eliminando passivos trabalhistas e insalubridade associados com a exposição no local de trabalho.

Analytics Brasil: Higiene Ocupacional ao alcance de suas mãos.

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Confira o vídeo completo, disponível no Youtube: Agentes da ACGIH com Fração Inalável e Vapor

 


Compartilhe:

Av. dos Andradas 3323 - Sala 504, Santa Tereza - BH/MG

(31) 4063-9493 | 3146-9493

comercial@analyticsbrasil.com.br