(31) 4063-9493 | 3146-9493     comercial@analyticsbrasil.com.br

Amostradores Passivos podem ser utilizados para quais agentes?

Por:Analytics Brasil
Análises Químicas | Higiene Ocupacional

09

abr 2019

Como os amostradores passivos devem ser utilizados e para quais agentes  eles são válidos? Entenda neste artigo como e porquê utilizar o amostrador passivo nas coletas de amostras e para quais agentes ele é necessário. Acompanhe!

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!

Aproveite e aprofunde mais nos nossos conteúdos de Amostragem Passiva. Acesse aqui o nosso artigo sobre as vantagens de utilizar os amostradores passivos nas coletas de amostras e as diferenças deste método para o de amostragem ativa.

O que é um Amostrador Passivo?

É aquele amostrador que você utiliza para coletar os agentes sem a necessidade de bombas. A amostragem é feita através de um “crachá” colocado na zona respiratória do trabalhador. A coleta é realizada através do processo de difusão, envolvendo o movimento do ar através do amostrador.

Para quais agentes o Amostrador Passivo é utilizado?

Um amostrador passivo pode ser utilizado somente para gases e vapores, não funcionando para qualquer outro agente. O mecanismo de funcionamento deste amostrador é por difusão, por isso alguns amostradores passivos também são conhecidos como amostradores por difusão (diffusive samplers). No caso de particulados o ideal é a existência de um meio ativo que succione o ar, por isso a coleta não é feita com amostradores passivos.

Verifique com o laboratório e com os fabricantes dos amostradores se eles possuem os procedimentos validados para estes agentes, com todos os componentes e substâncias que podem ser analisadas. A Analytics dá todo o suporte para os seus clientes com uma lista de todos os gases e vapores que podem ser analisados de acordo com cada amostrador.

Tipos de Amostradores Passivos

Cada tipo de resina de adsorção é feita para um tipo de agente diferente, há amostradores que contém membranas tratadas quimicamente e estes são utilizados para contaminantes como formaldeído, por exemplo.

Existe no mercado diversos tipos de amostradores passivos para amostragem de gases e vapores, os mais utilizados são aqueles contendo uma membrana adsorvente de carvão ativo utilizado para coleta de vapores orgânicos, tais como benzeno, tolueno e xilenos.

A Analytics Brasil além de realizar análises químicas para higiene ocupacional, atentando aos melhores métodos de amostragem de acordo com as necessidades de sua empresa, orientando quanto ao melhor tipo de amostragem, também realiza serviços de assessoria e consultoria em higiene ocupacional, além de oferecer palestras de cunho educativo sobre higiene ocupacional. Contate-nos e saiba mais!

Confira o vídeo completo, disponível no Youtube: Amostradores Passivos servem para quais agentes


Compartilhe:

Av. dos Andradas 3323 - Sala 504, Santa Tereza - BH/MG

(31) 4063-9493 | 3146-9493

comercial@analyticsbrasil.com.br