(31) 4063-9493 | 3146-9493     comercial@analyticsbrasil.com.br

Avaliação de risco no local de trabalho

Por:Redator Analytics Brasil
Higiene Ocupacional

20

mar 2018

Um ambiente de trabalho seguro e saudável só é possível através de medidas de prevenção de riscos e de avaliações periódicas do local.

Cresce todos os anos o número de pessoas que se lesionam, sofrem por depressão e outras doenças originadas no local de trabalho. A avaliação de riscos é essencial para reduzir os acidentes e as doenças profissionais. Quando realizada corretamente, pode trazer mais segurança, melhorar as condições de saúde e até ajudar no crescimento das empresas.

Identificação dos riscos ambientes e ocupacionais

  • Riscos físicos: radiações, ruídos, vibrações, calor, umidade, frio, entre outros.
  • Riscos biológicos: fungos, bactérias, protozoários, vírus e parasitas.
  • Riscos químicos: produtos e substâncias químicas, poeiras, gases, neblinas, vapores, etc.
  • Riscos ergonômicos:

– Jornadas de trabalho prolongadas;

– Esforço físico intenso;

– Trabalho em dois turnos.

  • Riscos de acidentes:

– Uso de máquinas e equipamentos sem a devida proteção;

– Ferramentas inadequadas e com defeito;

– Iluminação inadequada.

 

Os principais objetivos da análise de riscos na segurança e saúde do trabalhado é avaliar os possíveis riscos presentes na atividade, estabelecer medidas de controle, e assim, melhorar a segurança do trabalho na empresa averiguando e implementando procedimentos mais assertivos. Dessa forma será possível antecipar e reconhecer os riscos facilmente.

A avaliação de riscos do trabalho no Brasil é possível através de alguns programas como o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).

A Analytics Brasil faz uso das metodologias propostas pela NIOSH e OSHA, contando com ACREDITAÇÃO TOTAL DA AIHA (Associação Norte-Americana de Higiene Industrial) desde o ano de 1981. Além disso, os dados obtidos nos relatórios de nossas análises são comparáveis com os limites de tolerância da legislação brasileira e da ACGIH com o objetivo final de determinar se o local é seguro e está em conformidade, eliminando passivos trabalhistas e insalubridade associados com a exposição no local de trabalho.

 

Analytics Brasil: Higiene Ocupacional ao alcance de suas mãos.


Compartilhe:

Av. dos Andradas 3323 - Sala 504, Santa Tereza - BH/MG

(31) 4063-9493 | 3146-9493

comercial@analyticsbrasil.com.br