(31) 4063-9493 | 3146-9493     [email protected]

    • (31) 99725-4404

4 motivos para manter seu ambiente de trabalho limpo

Por:Redator Analytics Brasil
Segurança do Trabalho

22

mar 2018

Contar com um bom espaço organizacional é indispensável. Além das máquinas e dos produtos certos, é fundamental que os funcionários estejam em um ambiente de trabalho limpo.

O local deve ser salubre e permitir a devida execução das tarefas. Com isso, é preciso que algumas condições sejam obedecidas. Mas você sabe por que esse aspecto é, afinal, tão importante?

Se não souber a resposta, não se preocupe! A seguir, verá motivos que o convencerão sobre a relevância de contar com um ambiente de trabalho limpo. Confira!

1. Garante a segurança do trabalho

Não basta oferecer os equipamentos de proteção individual e coletiva ou fazer a análise de riscos. Para manter a segurança do trabalho, é fundamental que o local tenha níveis aceitáveis de higiene e baixo risco de exposição ocupacional.

Ao oferecer um lugar limpo, há o cumprimento de questões importantes da legislação trabalhista. Isso diminui, por exemplo, o risco de acidentes e de doenças ocupacionais. Também é uma forma de reduzir afastamentos causados por tais problemas.

Ao não cumprir com essa recomendação, o estabelecimento pode sofrer multas e sanções da fiscalização, além de processos trabalhistas e indenizatórios.

2. Aumenta a produtividade da equipe

Outra consequência relacionada ao ambiente de trabalho limpo é o aumento da produtividade. Quando o espaço oferece as condições mínimas de conforto e proteção à saúde, o time fica mais motivado e consegue desempenhar suas funções conforme o esperado.

Além de melhorar a capacidade de produção, um espaço com tal característica também contribui para a motivação e para a eficiência. Há maior engajamento e, principalmente, menores taxas de retrabalho.

Por outro lado, não cuidar desse aspecto aumenta os riscos de gerar insatisfação, baixa produtividade e taxa elevada de rotatividade.

3. Cria uma imagem mais adequada

Imagine se um fornecedor, parceiro ou potencial investidor decide fazer uma visita ao seu negócio. Ao entrar no lugar, ele se depara com um espaço insalubre e que não é limpo corretamente. No mínimo, isso causará uma péssima impressão, certo?

Por outro lado, cuidar desse aspecto é um jeito de fortalecer a imagem da empresa. Tanto os funcionários quanto os parceiros e até os possíveis clientes poderão falar bem do estabelecimento e de suas condições.

O cumprimento da legislação trabalhista também ajuda o empreendimento a fortalecer o seu compromisso com as devidas obrigações. Com isso, há menos chances de o negócio se ver em meio a uma crise de imagem.

4. Diminui os custos de operação

Cuidar para deixar o ambiente de trabalho limpo exige algum investimento inicial. Porém, como tal, ele também oferece um excelente retorno. Isso porque, ao longo do tempo, a característica é crucial para gerar uma redução dos custos.

Pense na produtividade. Quanto mais o negócio produz, mais ele vende e lucra, sem ter que contratar uma equipe maior. Em relação à segurança, um número menor de doenças significa a diminuição de licenças e de seus respectivos pagamentos, bem como das indenizações.

Já os danos à imagem podem ser incalculáveis. Ser posicionado como um lugar ruim para trabalhar ou pouco confiável pode custar muito caro. Já com o local limpo, todos esses efeitos são revertidos e, de fato, a empresa gasta menos para operar.

Manter o ambiente de trabalho limpo é benéfico para os funcionários e para a gestão. Com custos e problemas menores, o resultado vem na forma de produtividade e excelente desempenho.

Se quiser outras dicas importantes para o seu negócio, nos acompanhe no Facebook, LinkedIn, Instagram e Twitter!


Compartilhe:

Av. Bernardo Monteiro, 971 - 10 andar, Funcionários - Belo Horizonte /MG

(31) 4063-9493 | 3146-9493

(31) 99725-4404

[email protected]