(31) 4063-9493 | 3146-9493     [email protected]

    • (31) 99725-4404

A técnica para não errar no cálculo do tempo de amostragem na HO

Por:João Vitor
Higiene Ocupacional

10

set 2021

A técnica para não errar no cálculo do tempo de amostragem na HO 

Um dos principais parâmetros para avaliação de agentes químicos é o tempo de amostragem. Ele é relacionado a vazão e volume por uma equação matemática. Para você não errar mais no cálculo do tempo, acompanhe este artigo! 

 

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!       

Todas as terças-feiras às 19h temos nossas aulas gratuitas sobre temas que irão facilitar a avaliação de Agentes Químicos para Higiene Ocupacional. Um conteúdo técnico e direcionado da área. Toda semana um assunto novo. Aproveite e se inscreva para a live da próxima semana,  clique aqui  e garanta a sua vaga! 

 

O tempo de amostragem de agentes químicos é relacionado a vazão e volume por uma equação matemática. Mas não basta fazer apenas um cálculo, o Higienista Ocupacional precisa entender profundamente os conceitos envolvidos. 

Vazão de amostragem 

A vazão pode ser definida como a quantidade de matéria que flui em uma determinada área por um período. Para Higiene Ocupacional, a vazão diz respeito a velocidade com que o ar é succionado por uma bomba de amostragem pessoal na realização de uma amostragem ativa de agentes químicos. A vazão de coleta é indicada pelo método de análise de cada agente químico e é muito importante respeitá-la. 

Volume de amostragem 

Já o volume diz respeito a quantidade de ar que passou pela bomba durante o tempo de realização da coleta de agentes químicos.  O método de análise de cada agente químico também recomenda uma faixa de volume a ser utilizada. O intuito do volume mínimo é que haja uma massa quantificável do agente. E o volume máximo é estabelecido com o intuito de que o amostrador não sature. Porém, essa faixa é só uma sugestão, é possível extrapolar esses valores de acordo com seu julgamento profissional. 

Tempo de amostragem 

Por outro lado, a definição do tempo de amostragem é de total responsabilidade do Higienista Ocupacional. Ao contrário da vazão e do volume, o tempo não é indicado no método de análise, mas é direcionado pelo limite de exposição ocupacional do agente químico. O limite é rei! 

Para cada tipo de limite de tolerância, existe um tempo de amostragem relacionado. O caminho mais seguro é seguir este tempo, mas existem outras opções. Se optar por caminho alternativo, tenha segurança e consciência da sua decisão.  

Muitos profissionais utilizam a estratégia de coletar o menor tempo de amostragem possível utilizando a maior vazão e o menor volume indicado pelo método. Entretanto, essa abordagem pode te levar a uma concentração de agente químico que não pode ser comparada diretamente com o limite de exposição. 

A vazão de coleta, tempo de amostragem e volume de ar coletado são grandezas físicas interligadas pela seguinte equação: 

Vazão (Lmin)=Volume(L)Tempo (min)Vazão Lmin=Volume(L)Tempo (min)

 

Quando dois desses parâmetros são selecionados, o terceiro é definido automaticamente conforme a relação estabelecida. Essa equação pode ser manipulada em função da variável de interesse. Caso deseje calcular o volume, basta multiplicar a vazão pelo tempo: 

Volume(L)=Vazão (Lmin)∗Tempo (min)Volume(L)=Vazão Lmin∗Tempo (min)

 

Da mesma forma, se o interesse for o tempo de amostragem, é preciso dividir o volume pela vazão: 

Tempo (min)=Volume(L)Vazão (Lmin)Tempo min=Volume(L)Vazão Lmin

A Analytics Brasil além de realizar análises químicas para higiene ocupacional, atentando aos melhores métodos de amostragem de acordo com as necessidades da sua empresa, orientando quanto ao melhor tipo de amostragem, também realiza serviços de assessoria e consultoria em higiene ocupacional. E ainda oferecemos cursos e palestras sobre reconhecimento e avaliação de agentes químicos para higiene ocupacional.Contate-nos e saiba mais!

Quer complementar o assunto? Assista a aula abaixo: 

Inscreva-se em nosso canal do Youtube clicando aqui. 


Compartilhe:

Av. Bernardo Monteiro, 971 - 10 andar, Funcionários - Belo Horizonte /MG

(31) 4063-9493 | 3146-9493

(31) 99725-4404

[email protected]