(31) 4063-9493 | 3146-9493     [email protected]

    • (31) 99725-4404

Antecipação de riscos, a base na gestão da saúde ocupacional

Por:João Vitor
Sem categoria

30

jul 2021

Antecipação de riscos, a base na gestão da saúde ocupacional 

 

No mercado atual de saúde e segurança do trabalho, muitas pessoas estão preocupadas em avaliar e controlar os riscos químicos. No entanto, se você realmente cuida da gestão de saúde ocupacional de empresas, não seria melhor garantir que a exposição a riscos químicos sequer tenha probabilidade de acontecer? Você sabe como fazer isso? Se a resposta é não, precisamos conversar sobre ANTECIPAÇÃO de riscos químicos.  

 

Acompanhe este artigo!  

 

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!        

 

Todas as terças-feiras às 19h temos nossas aulas gratuitas sobre temas que irão facilitar a avaliação de Agentes Químicos para Higiene Ocupacional. Um conteúdo técnico e direcionado da área. Toda semana um assunto novo. Aproveite e se inscreva para a live da próxima semana,  clique aqui  e garanta a sua vaga!  

 

O Conceito de Risco Químico 

 

Já que vamos tratar da antecipação de riscos, o primeiro passo é entender o que é um risco, em especial, um risco químico. O entendimento de risco químico se dá pela ponderação entre os conceitos de exposição e toxicidade. Para que um risco químico seja relevante, deve haver a combinação significativa entre exposição e toxicidade. Podem haver situações com alta exposição a agentes químicos muito tóxicos, alta exposição a agentes químicos pouco tóxicos, baixa exposição a agentes químicos muito tóxicos e baixa exposição a agentes químicos pouco tóxicos. Cabe ao profissional de saúde e segurança fazer a leitura destes ambientes e graduar o risco ocupacional. 

  

Antecipação de Riscos 

 

A arte de antecipar um risco é tida como a primeira etapa da Higiene Ocupacional. A antecipação de riscos tem por objetivo prever os riscos potenciais para a saúde dos trabalhadores e tomar as medidas necessárias para mitigá-los antes que tenham a oportunidade de acontecer.  

Na prática, a antecipação de riscos se inicia nas etapas de planificação e projeto através, por exemplo, da seleção de tecnologias menos agressivas e da inclusão antecipada de medidas de controle. O Higienista Ocupacional é então, peça chave nas etapas de projeto, tendo que aprovar se determinada matéria-prima, processo, produto… pode vir a promover risco ocupacional dentro da empresa.  

 

Antecipando Riscos Químicos 

Ao tratar a antecipação de riscos químicos, podemos utilizar de poderosas ferramentas como: 

 – FISPQ’s: As Fichas de Informação de Segurança dos Produtos Químicos trazem consigo as informações de composição, estado físico e perigos relacionados aos produtos químicos. É a FISPQ que vai munir o Higienista Ocupacional com informações sobre quais agentes químicos estão entrando na empresa. 

– Limites de Exposição Ocupacional: Os limites são parâmetros quantitativos em que se acredita que a maioria das pessoas caso estejam expostas abaixo daquele valor não terão nenhum tipo de adoecimento decorrente de exposição ocupacional. Eles passam uma boa ideia sobre a toxicidade dos agentes químicos. 

 

**Alerta ao setor de compras 

Geralmente os produtos químicos mais baratos, contam com tecnologias menos limpas e de maior toxicidade. Além das especificações mínimas da operação, busque as especificações de segurança. 

 

A Analytics Brasil além de realizar análises químicas para higiene ocupacional, atentando aos melhores métodos de amostragem de acordo com as necessidades da sua empresa, orientando quanto ao melhor tipo de amostragem, também realiza serviços de assessoria e consultoria em higiene ocupacional. E ainda oferecemos cursos e palestras sobre reconhecimento e avaliação de agentes químicos para higiene ocupacional. Contate-nos e saiba mais!  

 

Quer complementar o assunto? Assista a aula abaixo:  

Inscreva-se em nosso canal do Youtube clicando aqui.  


Compartilhe:

Av. Bernardo Monteiro, 971 - 10 andar, Funcionários - Belo Horizonte /MG

(31) 4063-9493 | 3146-9493

(31) 99725-4404

[email protected]