(31) 4063-9493 | 3146-9493     comercial@analyticsbrasil.com.br

    • (31) 98472-2949

Asbestos em Higiene Ocupacional

Por:Redator Analytics Brasil
Sem categoria

01

maio 2020

Já ouviu falar sobre a gestão de asbestos? Sabe o que a legislação atual exige em relação aos asbestos? Qual a sua relevância em higiene ocupacional? E os lugares mais comuns onde encontrá-los? 

 

Acompanhe o artigo!    

 

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!  

Todas as terças-feiras às 19h temos nossas lives sobre o que há de mais novo e mais moderno em Higiene Ocupacional. Um conteúdo técnico e direcionado da área. Toda semana um assunto novo e convidados especiais. Aproveite e se inscreva para a nossa live da próxima semana, clique aqui e garanta a sua vaga! 

 

Asbestos são uma classe de silicatos fibrosos de ocorrência natural muito utilizada na indústria. Podem ser classificados em anfibólios ou serpentinas de acordo com o formato das fibras e como elas estão dispostas. Os anfibólios são fibras cilíndricas e as serpentinas são um emaranhado de fibras. 

 

O principal asbesto utilizado na indústria é o crisotila pertencente ao grupo de anfibólios. Eles possuem elevadas resistências térmica, mecânica, química e elétrica. Por serem formados por fios também é possível construir tecidos e cobertores. Sendo assim, por possuírem muitas aplicações e baixo custo, os asbestos foram utilizados por muito tempo pelos seres humanos até o descobrimento de uma série de problemas de saúde relacionados a eles. Devido a isso, em 2017, o STF (Supremo Tribunal Federal) baniu a produção e comercialização de asbestos no Brasil.

 

O que a legislação atual exige? 

No Anexo XII da NR-15 está previsto um plano de gestão de asbestos. Apesar de os asbestos estarem banidos, ainda existem vários materiais que contém asbestos presentes na construção civil. Isso constitui inclusive uma oportunidade de negócios pouco explorada: devido a atualidade do tema, carcinogenicidade, questões de insalubridade e aposentadoria especial. 

 

Qual a relevância em higiene ocupacional? 

Os asbestos podem causar a asbestose, que é uma pneumoconiose, em que há um enrijecimento/fibrose do pulmão devido a sua presença nos alvéolos. Além de causar câncer de pulmão e mesotelioma. 

No ambiente, os materiais de asbestos podem ser friáveis ou não-friáveis. No caso dos não-friáveis os asbestos estão em uma estrutura em que, por mais que se quebre o material, as fibras não são dispersas no ar, elas continuam aglomeradas, então os riscos ocupacionais são baixos. ao manusear, quebrar ou cortar materiais friáveis as fibras de asbestos se dispersam no ar e a exposição deve ser avaliada. Entenda sobre método de coleta e a análise de asbestos em locais de trabalho. Uma análise barata, rápida e fácil de ser realizada. 

 

Onde é comum encontrar asbestos? 

Dentre os materiais mais comuns onde encontramos asbestos podemos citar: telha de amianto, caixa d’água, paredes de frigorífico, manta térmica em tubulação, mangueiras de incêndio, isolamento acústico 

Entretanto, os casos mais preocupantes são os de difícil reconhecimento da presença, como: revestimentos de paredes, gessos, paredes de drywall, pisos vinílicos, pastilhas de freio antigo, colas para sistemas de dutos de ar, colas para pisos entre outros. 

É muito importante verificar se há presença de asbestos nestes materiais quando forem realizar reformas, manutenção ou demolição de construções civis. Para isso, amostras do material devem ser coletadas e analisadas em microscópio, o que torna sua identificação e quantificação mais precisas. 

 

A Analytics Brasil além de realizar análises químicas para higiene ocupacional, atentando aos melhores métodos de amostragem de acordo com as necessidades de sua empresa, orientando quanto ao melhor tipo de amostragem, também realiza serviços de assessoria e consultoria em higiene ocupacional, além de oferecer palestras de cunho educativo sobre higiene ocupacional. Contate-nos e saiba mais! 


Compartilhe:

Av. dos Andradas 3323 - Sala 1108/1109, Santa Tereza - BH/MG

(31) 4063-9493 | 3146-9493

(31) 98472-2949

comercial@analyticsbrasil.com.br