(31) 4063-9493 | 3146-9493     comercial@analyticsbrasil.com.br

    • (31) 99725-4404

Branco de Campo: 3 Respostas Matadoras

branco de campo

Por:Leandro Magalhães
Higiene Ocupacional

14

jan 2022

Branco de Campo: 3 Respostas Matadoras 

 

Você que é um Higienista Ocupacional e quer dominar os agentes químicos para se destacar nesta área, precisa entender o que é o branco de campo. No artigo de hoje vamos responder as perguntas mais comuns sobre este assunto: Para que serve o branco de campo? Branco de campo é obrigatório? Como utilizar o branco de campo? Confira estas e outras respostas. 

 

Acompanhe este artigo! 

 

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!       

 

Todas as terças-feiras às 19h temos nossas aulas gratuitas sobre temas que irão facilitar a avaliação de Agentes Químicos para Higiene Ocupacional. Um conteúdo técnico e direcionado da área. Toda semana um assunto novo. Aproveite e se inscreva para a live da próxima semana,  clique aqui  e garanta a sua vaga! 

 

O que é um branco de campo? 

O branco de campo é uma amostra de controle de qualidade do Higienista Ocupacional. Uma amostra em que se espera que não tenha a presença de nenhum agente e que será um indicador de falha em seu processo.  

 

Durante o manuseio e envio das amostras até o laboratório, o material pode estar sujeito a contaminação e o resultado do branco de campo é quem vai lhe dizer se isto aconteceu ou não.  

 

Como em nenhum momento se passa ar ativamente no branco de campo. Se durante a análise, for encontrada quantidade significativa do agente na amostra de branco de campo, seu lote de amostras pode ter sido contaminado comprometendo a confiabilidade de todos os resultados. Por outro lado, se você não utiliza branco de campo, você nunca saberá se houve contaminação no processo. 

 

Como utilizar o branco de campo? 

O Branco de campo deve ser tratado e estar sujeito as mesmas condições e operações das demais amostras, exceto pelo fato de que o branco de campo jamais deve ser utilizado para coleta dos agentes químicos ativamente. 

 

Em outras palavras, durante a preparação da sua amostragem, se você quebrou as pontas de seu tubo, quebre as pontas do branco de campo e o deixe em repouso próximo de onde você está fazendo a preparação.  

 

A partir do momento que começar a amostragem, lacre o branco de campo e o guarde junto das demais amostras. O mesmo vale para amostragem com cassetes. Depois de finalizada toda a amostragem, o branco de campo deve ser enviado ao laboratório junto das demais amostras. 

 

Branco de campo é obrigatório? 

Esta é uma das perguntas mais comuns quando o assunto é branco de campo, e a resposta é simples. A utilização de branco de campo não é obrigatória. Nenhum laboratório deixará de analisar suas amostras por falta de branco de campo. No entanto, a utilização é uma boa prática de Higiene Ocupacional, assim é recomendado que todo Higienista Ocupacional ao amostrar agentes químicos faça brancos de campo para comprovar que não houveram erros durante o manuseio e transporte das amostras. 

 

A Analytics Brasil além de realizar análises químicas para higiene ocupacional, atentando aos melhores métodos de amostragem de acordo com as necessidades da sua empresa, orientando quanto ao melhor tipo de amostragem, também realiza serviços de assessoria e consultoria em higiene ocupacional. E ainda oferecemos cursos e palestras sobre reconhecimento e avaliação de agentes químicos para higiene ocupacional.Contate-nos e saiba mais! 

 

Quer complementar o assunto? Assista a aula abaixo: 

Inscreva-se em nosso canal do Youtube clicando aqui. 


Compartilhe:

Av. Bernardo Monteiro, 971 - 10 andar, Funcionários - Belo Horizonte /MG

(31) 4063-9493 | 3146-9493

(31) 99725-4404

comercial@analyticsbrasil.com.br