Acidentes e doenças ocupacionais têm se tornado um obstáculo nos diversos ramos da indústria. As instituições estão se conscientizando sobre a necessidade e o valor de se preocupar com a Segurança do Trabalho.
Para além de gastos com indenizações, tratamentos médicos e afastamentos, a capacidade de trabalho e a integridade de cada operário precisam ser cuidadas e protegidas. Atividades que envolvem condições arriscadas, manutenção e manuseio de agentes químicos merecem atenção e proteção redobradas.
Você sabe o que são doenças ocupacionais e quais são causadas por agentes químicos? Leia o post e saiba mais sobre o assunto!
Doença ocupacional é toda e qualquer disfunção (ou distúrbio) no corpo causada pela alteração na saúde de qualquer empregado, em qualquer setor de serviço. Ela pode surgir de danos vindos de tarefas simples ou complexas e sempre está relacionada ao tipo de função que o trabalhador exerce.
A doença pode ser contraída por meio da exposição do paciente a agentes nocivos à saúde — quando expostos sem proteção ou em níveis acima dos tolerados pela lei por períodos curtos, médios ou longos. Esses agentes podem ser:
As doenças ocupacionais geralmente se manifestam no sistema respiratório ou na pele, são encontradas de diversas maneiras e podem demorar anos para se manifestar. É importante frisar que elas são diferentes de acidentes de trabalho, mas para fins legais, essas doenças são equiparadas a eles, gerando os mesmos direitos.
A dermatose é uma doença de pele caracterizada por manifestações alérgicas constantes. Essas manifestações podem se dar por meio da formação de bolhas, coceiras, inflamações e descamação da pele.
A exposição prolongada a agentes nocivos químicos, físicos ou biológicos pode afetar o trabalhador. Alta luminosidade ou radiação também podem ser causadores da doença.
Apesar de ser uma doença que afeta grande parte da população, o que muitos não sabem é que um câncer pode ser desenvolvido em ambientes de trabalho. Tumores de pulmão, pele, fígado, bexiga, laringe e até leucemia podem estar ligados às condições laborais dos operários.
Há uma gama de possibilidades quanto às causas dessa doença, mas a exposição diária a agentes químicos cancerígenos como níquel, cromo, urânio e vinil pode ser uma delas.
Entre todas as doenças ocupacionais, as respiratórias são as mais frequentes, porque muitos fatores podem contribuir para o aparecimento de problemas.
Inalar agentes químicos tóxicos por longos períodos, por exemplo, pode resultar em uma alergia crônica. Caso não seja solucionada, essa alergia pode causar a obstrução das vias respiratórias do colaborador.
A asbestose é uma das doenças respiratórias ocupacionais mais frequentes em trabalhadores que aspiram poeiras com amianto.
Dependendo da função ou da atividade exercida pelo trabalhador, seus olhos podem estar vulneráveis a vários riscos. A exposição a agentes físicos e mecânicos costuma ser bem conhecida, mas devemos nos atentar também aos agentes químicos, biológicos e ao esforço demasiado.
Essas doenças podem se tornar perceptíveis quando o funcionário começa a sentir leves desconfortos nos olhos, podendo progredir para transtornos mais graves, catarata ou cegueira.
Todas as doenças ocupacionais citadas podem ser prevenidas, valorizando a condição laboral dos trabalhadores e motivando um ambiente saudável e produtivo. Toda a equipe de uma empresa tem o direito de trabalhar em perfeitas condições de segurança.
Para isso, conscientize todos a usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) destinados a cada função específica exercida. Sua empresa deve disponibilizar todos esses equipamentos, esclarecer a necessidade de usá-los e treinar seus funcionários, criando uma cultura de saúde e segurança.
No entanto, devemos nos lembrar que o uso de EPI não deve ser a primeira medida de controle dos problemas. É importante que as empresas façam análises químicas de ar para antecipar e controlar os riscos químicos.
Estimule o comportamento seguro e, caso seja necessário, contrate uma instituição especializada em áreas de Segurança do Trabalho para reduzir acidentes e diminuir os gastos.
Gostou de saber mais sobre as doenças ocupacionais causadas por agentes químicos? Então siga-nos nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn) para ficar por dentro de mais conteúdos exclusivos!