De quanto em quanto tempo tenho que fazer medições no meu PPRA?

PPRA

Eu, Leandro Magalhães ,vou te ensinar neste artigo qual é a periodicidade de amostragem de agentes químicos para um Programa de Prevenção de Agentes Ambientais (PPRA). De quanto em quanto tempo coletar amostras? A avaliação (medição) dos riscos é item obrigatório no PPRA. Fazendo parte da avaliação de risco. 

Acompanhe o artigo!  

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades! 

Todas as terças-feiras às 19h temos nossas lives sobre o que há de mais novo e mais moderno em Higiene Ocupacional. Um conteúdo técnico e direcionado da área. Toda semana um assunto novo e convidados especiais. Aproveite e se inscreva para a nossa live da próxima semana, clique aqui e garanta a sua vaga! 

O que é PPRA? 

PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) é um programa de segurança do trabalho obrigatório a todas as empresas que possuem pelo menos um empregado (NR 9.1.1). Ele é o principal programa de segurança do trabalho da empresa.  

Muitas vezes é colocado que as medições devem ser feitas anualmente, e isso se tornou uma convenção na indústria, pode ser muito ou muito pouco vai depender de várias situações. Higiene Ocupacional é sobre programas, e o PPRA é um programa. 

Em relação às medições, para refazê-las a primeira coisa que você deve se perguntar é: As exposições são aceitáveis? A partir da avaliação de todo o programa você quem decide recoletar a amostra ou não. Se as exposições estão acima do valor aceitável, a primeira ação é corrigir o problema e implementar alguma medida de controle. 

Posteriormente, é feita a medição novamente para assegurar que aquela medida tomada reduziu para um limite possível de controlar. Cabe também uma caracterização básica para se tomar a decisão se será enclausurado  ou não esse processo. Mas se você implementou um EPC ou EPI, após a adoção dessas medidas, deve continuar frequentemente verificando se essas condições ainda são aceitáveis. 

Tome a decisão do que realmente está presente nesse ambiente de trabalho. As exposições são aceitáveis? O perfil de exposição é o mesmo? Qualquer alteração que tenha nesse ambiente, você já tem que reavaliá-lo qualitativamente ou quantitativamente. 

A NR 9 deixa claro que sempre que houver mudanças significativas no ambiente deve ser feitas as reavaliações, e ainda diz que se nada mudar anualmente, deve ser feita uma análise global do programa. 

A análise global do programa é verificar o programa, avaliar os indicadores e metas para saber se precisam ser tomadas ações. O que foi planejado para o programa foi executado? Como estão os indicadores e metas? O que é preciso alterar? 

A exposição ao agente tem que ser aceitável, caso contrário não tem dessa de reavaliação tem que corrigir o problema. 

Veja o que diz o item 9.3.4 da NR 9: 

9.3.4 A avaliação quantitativa deverá ser realizada sempre que necessária para: 

  1. a) comprovar o controle da exposição ou a inexistência riscos identificados na etapa de reconhecimento;
  2. b) dimensionar a exposição dos trabalhadores;
  3. c) subsidiar o equacionamento das medidas de controle.

Se o agente de risco está acima do nível de ação, a avaliação é obrigatória. Algumas empresas a fazem todo ano, outras devem fazer mais de uma vez por ano. 

Por que refazer avaliações? 

Em tese, se for utilizada uma boa estratégia de amostragem e um tratamento estatístico adequado para os perfis de exposição ocupacional, nunca mais precisaria fazer medições, mas para tal medida seria aplicável a implementação de estudos estatísticos.  

Mas por que de tempos em tempos fazer reavaliações no ambiente de trabalho? 

Porque algumas mudanças às vezes são imperceptíveis, não sendo possível mapeá-las ao longo do tempo, portanto é preciso verificar quais são essas mudanças. Por isso de tempos em tempos é importante fazer as avaliações sistemáticas do ambiente de trabalho para a se obter dados importantes sobre o ambiente. Essas reavaliações são importantes para verificar possíveis alterações imperceptíveis no ambiente de trabalho. 

Olhe para cada um dos processos e para a qualidade dos dados  coletados em Higiene Ocupacional. Se você coleta apenas uma amostra sem qualquer uso de estatística, esse método não se aplica. Para esse método ser aplicado é necessário fazer um bom uso dos dados e dos recursos. Muitas empresas coletam amostras sem nenhuma estatística, repetindo elas anualmente e se esquecendo das amostras. O mais importante para essas empresas é guardar essas informações. Ter históricos é muito importante e imprescindível para ter a certeza da estabilidade e dos dados no processo. 

Alguns ambientes requerem que se faça mais frequentemente algumas reavaliações, principalmente aqueles onde se lida com materiais muito tóxicos, e que possuem Limite de Exposição Ocupacional baixo. Ambientes em que a gente está lidando com o valor TETO ou limites de curta duração também aplica-se a este caso.  

Se você tem exposições que estão entre o nível de ação e o limite de exposição ocupacional, cuidado com essas avaliações. Você precisa avaliá-las com maior frequência, é um grupo de alto risco e tem maior probabilidade, em um dia típico, que essas exposições extrapole o limite de exposição ocupacional. 

Existem alguns indícios de que a amostragem deve ser feita em um período menor do planejado. o mais importante é que no seu programa você estabeleça os critérios para fazer as reavaliações. 

  • Mudanças nos processos 
  • Mudanças no Controle de Engenharia 
  • Mudanças de turno, extensão de carga horária e jornada 
  • Mudança da substância ou temperatura 

 Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário! 

A HO Fácil realiza treinamentos e palestras de Higiene Ocupacional com a finalidade de preparar profissionais para se destacarem no mercado de saúde e segurança do trabalho. Oferecemos formação profissional para que nossos alunos dominem os riscos químicos, físicos e biológicos. Se você quer ficar 100% preparado para atuar no mercado de Higiene Ocupacional com segurança e confiança chegou a sua hora.  Contate-nos e saiba mais! 

 

Por: HO Fácil

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

17 de março

Vender serviços de SST não é sorte ou talento, é metodologia

ESPERA AÍ!
EU TENHO UMA OPORTUNIDADE PARA VOCÊ!

Você quer acessar aulas gratuitas para saber como ter o reconhecimento e as ferramentas necessárias para ter mais segurança na hora de fazer qualquer avaliação de agentes químicos e ainda aumentar sua renda?

Pois é exatamente isso que eu vou entregar entre os dias 16 e 22 de outubro, sempre às 20h, no HO Fora da Curva.

Para acessar esse conteúdo gratuito, basta preencher os dados abaixo:

ANTES DE FECHAR A PÁGINA...

EU TENHO UMA OPORTUNIDADE PARA VOCÊ!

Você quer conhecer o caminho para dominar os agentes químicos, se tornar uma referência na sua região e aumentar sua renda em 50% na área mais lucrativa da segurança do trabalho? 

Pois é exatamente isso que eu vou te entregar em 4 aulas gratuitas entre os dias 02 e 07 de abril, sempre às 20h, no Higienista Ocupacional Fora da Curva.  

Para acessar esse conteúdo gratuito, basta preencher os dados abaixo: