(31) 4063-9493 | 3146-9493     comercial@analyticsbrasil.com.br

    • (31) 99725-4404

Descubra o papel da consultoria para uma análise química correta

Por:Redator Analytics Brasil
Análises Químicas

27

abr 2018

Hoje, assegurar a integridade e o conforto dos funcionários é uma das maiores preocupações das empresas. O que torna essa iniciativa um grande desafio é que muitos riscos à saúde do trabalhador são invisíveis. Por exemplo, muitas ameaças estão dispersas no ar. Dessa forma, realizar uma análise química correta se torna fundamental para identificar os agentes nocivos e tomar medidas para proteger os colaboradores.

No post de hoje, vamos ver como essa análise é realizada e de que modo a consultoria para levantamento de riscos feita por quem entende do assunto pode garantir o sucesso dos testes. Confira!

O que é uma análise química do ar?

Quando a gente fala de higiene ocupacional, a análise química funciona como um processo de quantificação. Isso significa que o objetivo é determinar a quantidade de uma substância química no ar daquele ambiente de trabalho específico.

Vamos colocar como exemplo uma metalúrgica. Digamos que haja nesse local óxido de ferro. Qual a concentração dessa substância no ar que o trabalhador está respirando? Uma análise química correta vai descobrir isso. Essa verificação é feita por meio da coleta de uma amostra com o auxílio de um cassete com filtro de éster de celulose (que é ligado a uma bomba de amostragem pessoal).

O equipamento é acoplado à região respiratória do profissional. A bombinha puxa o ar e o filtro retém o agente químico, que é enviado então para o laboratório. Usando diferentes métodos analíticos, os profissionais descobrem qual quantidade dessa substância está presente no ar.

Quais as diferenças entre os tipos de análise?

Existem diferentes tipos de análises químicas, dependendo da forma como são feitas. Veja as principais!

Instantânea

A análise instantânea faz a leitura em tempo real. Ela pode ser feita tanto com o auxílio de tubos colorimétricos (que apresentam uma exatidão muito baixa), quanto por meio de equipamentos eletrônicos (sensores eletroquímicos), mas é um método caro. Por isso, esses itens não são tão utilizados hoje em dia mas são a promessa para o futuro da higiene ocupacional.

Qualitativa

A análise qualitativa é um processo no qual você não usa nenhum tipo de dado quantitativo. Verifica-se apenas se aquela substância existe no ambiente ou não, sem identificar sua quantidade.

Quantitativa

A análise quantitativa utiliza métodos para identificar a concentração de agentes químicos naquele determinado ambiente. Trata-se então de um processo mais criterioso, pois, além de descobrir quais são as substâncias presentes no ar, é verificada também qual a quantidade de cada componente.

Essas análises laboratoriais precisam ser feitas corretamente, senão poderá trazer consequências indesejadas para a empresa e os funcionários, como veremos a seguir.

Quais as consequências dos erros de análise?

Por exemplo, vamos supor que você tenha um funcionário que, ao longo da sua jornada de trabalho, inala produtos químicos prejudiciais. Isso pode fazer mal para a saúde dele. Pode ocorrer desde um simples mal-estar até o surgimento de alguma doença ocupacional grave.

A legislação brasileira, através da Norma Regulamentadora n. 15, e a legislação internacional, através da ACGIH, estabelecem limites de tolerância, que são as concentrações máximas de substâncias químicas que podem ser encontradas no ambiente de trabalho.

Dependendo da concentração e da natureza do agente químico disperso no ar e do tempo de exposição a ele, trabalhadores podem desenvolver graves problemas de saúde, como:

  • doenças respiratórias;

  • irritações nas mucosas dos olhos, do nariz e da garganta;

  • queimaduras;

  • ulcerações cutâneas;

  • câncer.

Assim, a análise química é  importante para verificar se a concentração daquela substância naquele ambiente não está acima do recomendado pela legislação e por outros órgãos técnicos. Sem essa análise não há como dizer se está em conformidade com as normas ou não.

Uma análise química incorreta pode não identificar esses agentes químicos ou quantificá-los sem nenhuma precisão. Dessa forma, a empresa permite que sua equipe fique exposta a uma substância desconhecida ou cuja concentração está acima do permitido pelas normas regulamentadoras.

Neste mesmo contexto, uma análise malfeita também resulta no desperdício de recursos investidos nos testes, no pagamento de multas e na redução da produtividade de profissionais afastados ou com baixo rendimento.

Para garantir que não haja esses erros, é melhor contar com uma empresa especializada em análises químicas do ar para higiene ocupacional. Vamos falar mais sobre isso!

Por que é importante contar com um suporte especializado para uma análise química correta?

Contar com um laboratório especializado para uma análise química correta é fundamental para trazer maior bem-estar aos funcionários e até reduzir os custos da empresa. Muitas vezes são realizadas várias análises simplesmente devido a falta de conhecimento quanto à análise realmente necessária. Um exemplo é quando realiza-se a análise de Varredura de Solventes achando que será possível ”descobrir” o que está no ambiente. Muitas vezes depois do estudo adequado das FISPQs é possível determinar qual a análise realmente necessária, já que a varredura engloba mais de 20 agentes, o que encarece muito.

A Analytics disponibiliza à sua empresa testes analíticos completos para higiene ocupacional, auxiliando engenheiros de segurança do trabalho a identificar os riscos do ambiente e selecionar o método mais satisfatório e econômico para a realização dos testes.

Isso é importante para que a companhia tenha um direcionamento mais exato sobre os riscos que afetam a saúde dos funcionários.

Como a Analytics pode ajudar?

Nosso time técnico e comercial é formado por químicos, com experiência na área. Além disso, é a única empresa no Brasil que tem um especialista certificado em higiene ocupacional pela ABHO (Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais).

Não realizamos apenas a análise, mas também prestamos um serviço de consultoria que o ajudará a manter a segurança e a salubridade no local de trabalho.

Sem dúvida, uma análise química correta é fundamental para reconhecer os riscos que um ambiente ocupacional pode trazer aos funcionários e, com isso, adotar medidas de segurança para prevenir acidentes e doenças laborais.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre como podemos ajudar sua empresa!


Compartilhe:

Av. Bernardo Monteiro, 971 - 10 andar, Funcionários - Belo Horizonte /MG

(31) 4063-9493 | 3146-9493

(31) 99725-4404

comercial@analyticsbrasil.com.br