(31) 4063-9493 | 3146-9493     comercial@analyticsbrasil.com.br

    • (31) 98472-2949

EPI ou EPC? Entenda as diferenças

Por:Redator Analytics Brasil
Segurança do Trabalho

19

mar 2018

Garantir a saúde e bem estar dos colaboradores, bem como resguardá-los de possíveis acidentes ocupacionais é um dever de todas as empresas. A depender da área de atuação da organização, ela pode possuir a obrigatoriedade do fornecimento de Equipamento de Proteção para os trabalhadores.

Existem dois tipos de Equipamentos de Proteção: o Equipamento de Proteção Individual (EPI) e o Equipamento de Proteção Coletiva (EPC). No artigo de hoje, trouxemos o que os difere e para quais casos eles são indicados.

Não deixe de curtir nossa FanPage para ficar por dentro de todas as dicas e novidades da Analytics Brasil.

O EPI

No artigo anterior, nós abordamos a importância do uso do EPI para a saúde do trabalhador e para evitar que empresas recebam multas e/ou processos jurídicos. Os Equipamentos de Proteção Individual devem ser fornecidos de maneira gratuita para os funcionários, além de possuir certificação correta de acordo com a legislação vigente e estar em bom estado de conservação, adequado ao risco que o trabalhador está exposto.


(Foto: Reprodução/Internet)

Regulamentado pela NR-6, o EPI é de uso obrigatório. Segundo a NR-6:

6.1.1 Entende-se como Equipamento Conjugado de Proteção Individual, todo aquele composto por vários dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

6.2 O equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importada, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação – CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.

Podemos citar como exemplo de EPI’s:

– Óculos e máscaras (para proteção dos olhos e do rosto);
– Protetor auditivo e abafadores (para proteção auditiva);
– Respiradores (para proteção respiratória);
– Capacetes (para proteção da cabeça), entre outros.

O EPC

O EPC, Equipamento de Proteção Coletiva, é considerado todo o item que fica disposto nas instalações da empresa, com a função de resguardar fisicamente, de maneira coletiva, a integridade dos funcionários.  O EPC pode ser fixo ou móvel.


(Foto: Reprodução/Internet)

Apesar de desempenhar a proteção de maneira coletiva, o EPC é tão eficiente quanto o EPI, uma vez que impede que acidentes físicos aconteçam no ambiente ocupacional. Além disto, os EPCs não causam incômodo aos trabalhadores, o que torna sua eficácia ainda maior, pois sua proteção não depende do uso do colaborador.

São exemplos de EPCs:  Exaustores, telas, placas sinalizadoras, avisos visuais, corrimãos, degraus antiderrapantes, iluminação sinalizadora, guarda-corpos, lava-olhos de emergência, etc.

Atenção!

Ambos são essenciais para garantir a saúde e bem estar dos trabalhadores, e não devem ser negligenciados. Além do fornecimento de Equipamentos de Proteção, a empresa também deve orientar os colaboradores (com palestras e consultoria) quanto ao uso, conservação e armazenamento de tais equipamentos.

A Analytics Brasil faz uso das metodologias propostas pela NIOSH e OSHA, contando com ACREDITAÇÃO TOTAL DA AIHA (Associação Norte-Americana de Higiene Industrial) desde o ano de 1981. Além disso, os dados obtidos nos relatórios de nossas análises são comparáveis com os limites de tolerância da legislação brasileira e da ACGIH com o objetivo final de determinar se o local é seguro e está em conformidade, eliminando passivos trabalhistas e insalubridade associados com a exposição no local de trabalho.

Analytics Brasil: Higiene Ocupacional ao alcance de suas mãos.

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Fontes:

http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr6.htm

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enfermagem/equipamentos-de-/36201


Compartilhe:

Av. dos Andradas 3323 - Sala 1108/1109, Santa Tereza - BH/MG

(31) 4063-9493 | 3146-9493

(31) 98472-2949

comercial@analyticsbrasil.com.br