Exposições ocupacionais ao tolueno, tudo para insalubridade e PGR

Por:Leandro Magalhães
Higiene Ocupacional

22

abr 2022

Exposições ocupacionais ao tolueno, tudo para insalubridade e PGR 

O tolueno é um dos solventes mais utilizados pela indústria e as exposições ocupacionais a ele podem causar sérios problemas de saúde aos trabalhadores. Mas eu vou te mostrar tudo o que você precisa saber sobre ele. 

Acompanhe este artigo! 

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!       

Todas as terças-feiras às 19h temos nossas aulas gratuitas sobre temas que irão facilitar a avaliação de Agentes Químicos para Higiene Ocupacional. Um conteúdo técnico e direcionado da área. Toda semana um assunto novo. Aproveite e se inscreva para a live da próxima semana,  clique aqui  e garanta a sua vaga! 

O tolueno é um dos solventes mais utilizados pela indústria. Se trata de um composto orgânico da classe dos hidrocarbonetos aromáticos. E é obtido através do processo de refino do petróleo. O tolueno está presente na composição de gasolina, solventes de tintas, solventes de borrachas, colas, adesivos, produtos de polimento e de limpeza, indústria de polímeros e produção de TNT. 

Riscos ocupacionais 

Por ser um líquido volátil, podem ser gerados vapores de tolueno mesmo a temperatura ambiente o que pode configurar uma situação de risco ocupacional. Ele não é absorvido significativamente pela pele, sendo sua principal rota de absorção a inalação. Após ser inalado, ele é facilmente distribuído pelo organismo humano. Os principais efeitos na saúde que ele pode ocasionar são depressão do sistema nervoso central, aborto, danos ao sistema reprodutivo feminino, danos a visão e a audição. 

Os efeitos que as exposições ao tolueno causam são efeitos crônicos, ou seja, aqueles que são desenvolvidos ao longo do tempo. Logo o seu único limite de exposição é do tipo média ponderada no tempo. 

Tolueno e Insalubridade 

Apesar de ser um hidrocarboneto aromático, não é correto enquadrar insalubridade devido a exposição a tolueno qualitativamente pelo Anexo 13 da NR-15. Pois, esse agente também está previsto no Anexo 11 da NR-15 e possui limite de exposição. Logo, o enquadramento se dá quantitativamente se a exposição ultrapassar o limite de tolerância. 

Tolueno e Aposentadoria Especial 

O tolueno é um composto de benzeno devido a presença de um anel benzênico em sua fórmula estrutural, conforme a Figura 1 abaixo: 

 

Figura 1: Fórmula estrutural do tolueno. 

Por isso, ele pode ser enquadrado para ensejo da aposentadoria especial por ser um composto tóxico de benzeno. 

A Analytics Brasil além de realizar análises químicas para higiene ocupacional, atentando aos melhores métodos de amostragem de acordo com as necessidades da sua empresa, orientando quanto ao melhor tipo de amostragem, também realiza serviços de assessoria e consultoria em higiene ocupacional. E ainda oferecemos cursos e palestras sobre reconhecimento e avaliação de agentes químicos para higiene ocupacional.Contate-nos e saiba mais! 

Quer complementar o assunto? Assista a aula abaixo: 

Inscreva-se em nosso canal do Youtube clicando aqui. 


Compartilhe:

Av. Bernardo Monteiro, 971 - 10 andar, Funcionários - Belo Horizonte /MG