(31) 4063-9493 | 3146-9493     [email protected]

    • (31) 99725-4404

Higiene Ocupacional na perspectiva de um Auditor

Por:Redator Analytics Brasil
Higiene Ocupacional

02

out 2020

Neste artigo mostraremos a perspectiva do auditor fiscal do trabalho Luiz Scienza sobre a importância da Higiene Ocupacional e em que os auditores fiscais estão interessados quando auditam uma empresa​. 

Para saber mais acompanhe este artigo!  

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!    

Todas as terças-feiras às 19h temos nossas lives sobre o que há de mais novo e mais moderno em Higiene Ocupacional. Um conteúdo técnico e direcionado da área. Toda semana um assunto novo e convidados especiais. Aproveite e se inscreva para a nossa live da próxima semana,  clique aqui e garanta a sua vaga!   

O papel de um auditor

Quando um auditor entra em uma empresa ele necessita cumprir uma ordem de serviço, previamente emitida, que lista múltiplas atividades que ele necessita executar, por exemplo: verifique o PPRA, verifique o PCMSO, veja a segurança na operação de máquinas e etc… Neste contexto, o auditor se divide em atividades bem diversas e nem sempre a Higiene Ocupacional recebe a atenção devida, por ser uma área complexa e que demanda horas de trabalho para ser analisada. Infelizmente, nem sempre o auditor possui tempo e disponibilidade para atingir todos os objetivos desejados. 

Muitas vezes, a fiscalização do PPRA fica restrita a aspectos formais quando, na verdade, o mais importante a ser analisado não é formalizado, não está descrito e isso é o que faria diferença para os trabalhadores: se eles estão respirando um carcinogênico, um isocianato… Nem sempre o auditor terá tempo para realizar essa investigação por ser mais minuciosa. 

Dessa forma, a melhor maneira de definir prioridades é conversar com as pessoas: os técnicos da empresa, os patrões e com as representações de trabalhadores. A visão do auditor é limitada sobre o que acontece na empresa diariamente, logo ao se buscar o máximo de informação possível consegue-se estabelecer as prioridades da atuação do auditor. 

A atuação do auditor

Atualmente, no serviço de inspeção do trabalho estatal do Brasil, há um déficit de auditores para atender toda a demanda existente. Visto que a economia cresceu, os riscos se tornaram mais complexos e as formas de contratação de pessoal mudaram. As demandas normais para os auditores podem chegar dos sindicatos dos trabalhadores, do Ministério Público do Trabalho ou dos próprios trabalhadores. Além dessas, há alguns projetos internos que já envolveram: carcinogênicos em local de trabalho, soldagem industrial e mineração. 

Os indicadores mais comuns são as CATs (Comunicação de Acidente de Trabalho), mas devido as limitações inerentes ao processo de registro destes documentos, o adoecimento no Brasil, por exemplo, se comparado com o número de acidentes do trabalho, apresenta uma enorme subnotificação. 

A etapa mais importante

Por fim, a etapa mais importante na elaboração de um PPRA é o reconhecimento de riscos e, muitas vezes, ela é sabotada e os riscos são negligenciados. Lembre-se que os riscos que não são reconhecidos não são controlados e vão causar adoecimento, perdas econômicas para a empresa, déficits previdenciários... A Higiene Ocupacional é uma área linda e um bom profissional precisa se atualizar, inovar e ir atrás de boas referências técnicas. 

 

A Analytics Brasil além de realizar análises químicas para higiene ocupacional, atentando aos melhores métodos de amostragem de acordo com as necessidades de sua empresa, orientando quanto ao melhor tipo de amostragem, também realiza serviços de assessoria e consultoria em higiene ocupacional, além de oferecer cursos e palestras sobre reconhecimento e avaliação de agentes químicos para higiene ocupacional. 

Contate-nos e saiba mais! 


Compartilhe:

Av. Bernardo Monteiro, 971 - 10 andar, Funcionários - Belo Horizonte /MG

(31) 4063-9493 | 3146-9493

(31) 99725-4404

[email protected]