(31) 4063-9493 | 3146-9493     [email protected]

    • (31) 99725-4404

Importância de um setor de segurança do trabalho

Por:Redator Analytics Brasil
Segurança do Trabalho

26

mar 2018

A legislação brasileira prevê o direito à segurança do trabalho. As empresas precisam se organizar para montar um setor e garantir as atividades de promoção e prevenção da saúde dos trabalhadores.

O setor de segurança do trabalho tem fortalecido sua importância nos últimos anos. Essa é uma ótima notícia, principalmente quando se considera que boa parte dos brasileiros não tem acesso à saúde preventiva em seu cotidiano. Quer saber mais sobre a importância dessas ações na empresa? Acompanhe nosso post!

Qual é o papel do setor de segurança do trabalho?

Os profissionais dessa área têm a função de acompanhar a saúde dos colaboradores, garantindo ações de prevenção de acidentes e proteção à integridade deles. Muitas vezes, o ambiente ocupacional gera riscos ao funcionário. Por isso, as empresas precisam se ajustar para mapear os perigos e resolvê-los ou minimizá-los.

Em relação à exposição a agentes químicos, por exemplo, em algumas funções, é impossível evitar que o colaborador entre em contato com essas substâncias. Nesses casos, o papel da segurança do trabalho é proteger o funcionário no exercício da sua função.

Quais são os benefícios dessas ações?

Engana-se quem pensa que as vantagens da segurança do trabalho se limitam ao bem-estar do colaborador. Infelizmente, muitos empresários ainda veem o investimento nesse setor como um custo obrigatório. No entanto, a empresa se beneficia muito das ações de saúde.

As vantagens são, inclusive, econômicas. Ao dar importância à segurança do trabalho, o empresário promove maior organização dos setores e tarefas, aumentando a produtividade. Além disso, os gastos com afastamento por doença, a rotatividade de funcionários e as indenizações diminuem muito.

Há mais benefícios: uma das formas mais eficientes para gerir a motivação dos funcionários é intensificando o setor de segurança do trabalho. O colaborador se sente mais ligado à empresa quando percebe que ela se preocupa com a sua saúde. Assim, ele trabalha mais e melhor.

Como mobilizar os colaboradores?

Um dos maiores desafios do setor de segurança do trabalho é conseguir a participação efetiva dos funcionários. Mobilizar o grupo para aderir às ações e fortalecê-las é fundamental para um bom trabalho na área. Mas como fazer isso?

Inicialmente, é preciso montar uma equipe de segurança competente. Um time que conheça as funções do setor e atue com vigor é essencial. É o compromisso desses profissionais que vai afetar os demais. Junto a isso, a conscientização dos líderes da empresa também faz toda a diferença.

Há diversas ações que podem ser tomadas para mobilizar o grupo de funcionários. Investir em palestras educativas, campanhas de prevenção e uma boa comunicação das atividades do setor são alguns exemplos.

Compartilhar as informações sobre os riscos e conscientizar a todos sobre a importância dos equipamentos de proteção coletiva ou individual também faz parte das principais funções da equipe de segurança do trabalho. Para isso, é preciso fazer da saúde uma cultura na empresa, não deixando que se limite a ações pontuais.

A importância do setor de segurança do trabalho em uma empresa é inegável — principalmente em funções que expõem o trabalhador ao contato com agentes químicos. Estar ciente dos riscos e ser bem preparado para lidar com eles de forma saudável é fundamental.

Você gostou deste texto? Que tal acompanhar outras publicações na área de segurança do trabalho? Siga nossos perfis nas redes sociais e leia sempre conteúdos relevantes! Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Instagram e no Twitter. Vamos lá!


Compartilhe:

Av. Bernardo Monteiro, 971 - 10 andar, Funcionários - Belo Horizonte /MG

(31) 4063-9493 | 3146-9493

(31) 99725-4404

[email protected]