A Importância dos Escopos de Acreditação

Ao contratar um laboratório saiba que somente o certificado de acreditação não é suficiente. O escopo de acreditação do laboratório também deve ser solicitado, acompanhe!

O que é um Escopo de Acreditação?

Nele estão listadas todas as atividades de ensaios e calibrações que o laboratório é acreditado para realizar. De acordo com a ABNT NBR ISO/IEC 17011, no escopo de acreditação estão descritos todos os serviços específicos de avaliação da conformidade para os quais a acreditação é desejada ou foi concedida. Ou seja, são as atividades detalhadas para quais um laboratório é acreditado.

É o escopo de acreditação que irá indicar em quais parâmetros o laboratório é acreditado. Você pode solicitar ao laboratório que lhe envie este documento ou você pode baixar diretamente pelo site do Inmetro, clique aqui. Basta fazer a pesquisa pelo nome do laboratório na listagem da Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio. Confira algumas orientações:

– Utilize os campos Modalidade de Acreditação, Número da Acreditação, Nome do Laboratório, Estado, País, Classe de Ensaio e Áreas de Atividade.

– A pesquisa permite também uma busca específica nos textos dos escopos de acreditação mantido em “pdf”.

Sempre verifique se o laboratório escolhido é acreditado. Existem alguns laboratórios no Brasil em que a acreditação é concedida para poucos parâmetros e, muitas vezes, passam a imagem de um Laboratório Acreditado para o escopo completo de análises e que, na verdade, não são.

Escopos de Acreditação: Ensaios e Calibração

O Inmetro possui diversas modalidades de acreditação para laboratórios e para cada uma delas é elaborado um escopo específico dependendo da área de atuação. Por exemplo, um escopo de acreditação para laboratórios de calibração não são os mesmos dos laboratórios de ensaios.

De acordo com a ISO 17025, os laboratórios são divididos da seguinte forma:

Laboratórios de calibração: a acreditação é concedida para serviços de calibração, padrão ou instrumento calibrado (ex: termômetro de líquido em vidro, peso padrão, vidraria de laboratório etc.), faixa de serviço, capacidade de medição e calibração.

Laboratórios de ensaio: a acreditação é concedida por área de atividade, classe de ensaio, descrição do ensaio, produto ensaiado (por exemplo: concreto, barras de aço, alimentos, tecidos etc.), norma ou procedimento;

No escopo de acreditação da AIHA está disponível também todas as especificações de análises que o laboratório é aprovado. E ainda é possível visitar o site para verificar se a acreditação do laboratório está regular. Sempre verifique os escopos de laboratórios acreditados, seja pela AIHA ou pelo Inmetro.

A Analytics Corporation está entre o seleto grupo de laboratórios acreditados, cuja competência é reconhecida para todos os testes realizados. A Analytics é auditada por várias agências, incluindo a AIHA (#175, ID 100531), o Estado da Virgínia (representado pela NELAC – National Environmental Laboratory Accreditation Council), o Estado de Nova York e empresas clientes como a Dow Chemical, General Motors e Boeing.

Verifique aqui o certificado de acreditação AIHA da Analytics Brasil.

Para saber mais sobre reconhecimento de riscos e sobre Higiene Ocupacional não deixe de curtir as redes sociais da Analytics Brasil!

Confira o vídeo completo, disponível no Youtube, sobre A Importância dos Escopos de Acreditação:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=hV5muzePIb4[/embedyt]

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

17 de março

Vender serviços de SST não é sorte ou talento, é metodologia

ESPERA AÍ!
EU TENHO UMA OPORTUNIDADE PARA VOCÊ!

Você quer acessar aulas gratuitas para saber como ter o reconhecimento e as ferramentas necessárias para ter mais segurança na hora de fazer qualquer avaliação de agentes químicos e ainda aumentar sua renda?

Pois é exatamente isso que eu vou entregar entre os dias 16 e 22 de outubro, sempre às 20h, no HO Fora da Curva.

Para acessar esse conteúdo gratuito, basta preencher os dados abaixo:

ANTES DE FECHAR A PÁGINA...

EU TENHO UMA OPORTUNIDADE PARA VOCÊ!

Você quer conhecer o caminho para dominar os agentes químicos, se tornar uma referência na sua região e aumentar sua renda em 50% na área mais lucrativa da segurança do trabalho? 

Pois é exatamente isso que eu vou te entregar em 4 aulas gratuitas entre os dias 02 e 07 de abril, sempre às 20h, no Higienista Ocupacional Fora da Curva.  

Para acessar esse conteúdo gratuito, basta preencher os dados abaixo: