Limites de Tolerância

A higiene ocupacional baseia-se no conceito de que, para a efetividade do controle da saúde do trabalhador no ambiente ocupacional, existe um limite de tolerância para a exposição à substâncias químicas. Este limite de tolerância varia de acordo com a substância e compreender o uso correto dos mesmos é de suma importância para entender os efeitos causados à saúde do trabalhador, caso os mesmos não sejam respeitados. Pensando nisto, trouxemos este artigo sobre os Limites de Tolerância.

Não deixe de curtir nossa FanPage para ficar por dentro de todas as dicas e novidades!

Contextualizando: a ACGIH

A American Conferenceof Governmental Industrial Hygienists – ACGIH, sendo a tradução livre ‘Conferência Governamental Americana de Higienistas Industriais’ é uma associação de cunho profissional, composta por higienistas industriais e profissionais de áreas correlatas dos EUA. A promoção da proteção de trabalhadores e a propagação de informação sobre saúde ocupacional e ambiental são objetivos explorados pela ACGIH.

Os limites de exposição ocupacional

A ACGIH é a entidade internacional responsável pelo estabelecimento dos limites de exposição ocupacional à substâncias químicas nos EUA, reconhecidos pela sigla TLV ®, referência ao termo em inglês ‘ThresholdLimitValue’ e índices de exposição biológicos, com abreviatura ‘BEIs’. Os mais reconhecidos são os limites de exposição ocupacional para substâncias químicas, que foi estabelecido pela primeira vez no ano de 1941 após investigações e recomendações anuais do comitê da ACGIH. Contudo, somente no ano de 1946 a primeira lista de limites de exposição foi realmente aprovada: uma lista contendo 148 substâncias químicas.

Apesar da declaração de política sobre o uso dos TLVs® e BEIs® da ACGIH declarar que “Eles não são desenvolvidos para uso como padrões legais e a ACGIH não advogar seu uso como tal”, a norma regulamentadora número 9 (NR-09) reconhece a utilização dos limites de exposição ocupacional estabelecidos pela ACGIH. Portanto, para elaboração do programa de prevenção de riscos ambientais, devemos levar em consideração estes limites caso não seja estabelecido um limite para a substância na NR-15.

Atualmente, a lista de limites de exposição é composta por mais de 700 substâncias químicas e agentes físicos. Na descrição do “Folheto de TLV ®” do ano de 2017, há também a informação de que “existem mais de 50 índices de exposição biológica (BEIs®) que cobrem mais de 80 substâncias químicas.”

Atenção ao TLV ®

Os TLVs® são atualizados pela ACGIH anualmente, e recomenda-se o uso do Folheto de TLV ® mais recente. O Manual de Estratégia de Amostragem da NIOSH ressalta a importância de referenciar o ano da publicação e do valor: “Ao fazer referência a um valor da ACGIH, o ano da publicação deve preceder o valor, por exemplo: ‘Em 1974 o TLV ® para óxido nítrico era 25 ppm.”. A atualização anual dos TLVs® busca refletir as recomendações profissionais mais recentes segundo a exposição de trabalhadores a determinadas substâncias e possui importância fundamental para a aplicação efetiva das ações da higiene ocupacional, a fim de garantir a saúde e bem-estar dos trabalhadores.

Contudo, somente profissionais capacitados podem fazer uso dos TLVs®, conforme recomendação da NIOSH: “Tais limites são destinados ao uso na prática da higiene industrial e devem ser interpretados e aplicados apenas por alguém com formação na disciplina. ”

A Analytics Brasil faz uso das metodologias propostas pela NIOSH e OSHA, contando com ACREDITAÇÃO TOTAL DA AIHA (Associação Norte-Americana de Higiene Industrial) desde o ano de 1981. Além disso, os dados obtidos nos relatórios de nossas análises são comparáveis com os limites de tolerância da legislação brasileira e da ACGIH com o objetivo final de determinar se o local é seguro e está em conformidade, eliminando passivos trabalhistas e insalubridade associados com a exposição no local de trabalho.

Analytics Brasil: Higiene Ocupacional ao alcance de suas mãos.

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Referências:

http://www.acgih.org/tlv-bei-guidelines/tlv-bei-introduction

http://www.abho.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Manual_NIOSH_Estrategia_Amostragem.pdf

https://www.acgih.org/forms/store/ProductFormPublic/2017-tlvs-and-beis

https://www.acgih.org/about-us/about-acgih

Por: HO Fácil

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

17 de março

Vender serviços de SST não é sorte ou talento, é metodologia

ESPERA AÍ!
EU TENHO UMA OPORTUNIDADE PARA VOCÊ!

Você quer acessar aulas gratuitas para saber como ter o reconhecimento e as ferramentas necessárias para ter mais segurança na hora de fazer qualquer avaliação de agentes químicos e ainda aumentar sua renda?

Pois é exatamente isso que eu vou entregar entre os dias 16 e 22 de outubro, sempre às 20h, no HO Fora da Curva.

Para acessar esse conteúdo gratuito, basta preencher os dados abaixo:

ANTES DE FECHAR A PÁGINA...

EU TENHO UMA OPORTUNIDADE PARA VOCÊ!

Você quer conhecer o caminho para dominar os agentes químicos, se tornar uma referência na sua região e aumentar sua renda em 50% na área mais lucrativa da segurança do trabalho? 

Pois é exatamente isso que eu vou te entregar em 4 aulas gratuitas entre os dias 02 e 07 de abril, sempre às 20h, no Higienista Ocupacional Fora da Curva.  

Para acessar esse conteúdo gratuito, basta preencher os dados abaixo: