(31) 4063-9493 | 3146-9493     [email protected]

    • (31) 99725-4404

Meu agente não tem limite na ACGIH: O que eu faço?

Por:Analytics Brasil
Análises Químicas | Analytics Brasil

16

jul 2019

O que fazer quando o agente não possui limite de exposição ocupacional, mas possui análises químicas?  

Acompanhe o artigo e saiba mais!

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!

O que fazer quando tenho a análise, mas não tenho o limite?

Existem alguns agentes químicos que não possuem limite na ACGIH, mas existem métodos de avaliação, por mais que não tenha limites no livreto, procure informações em outras bases de dados, porque o papel de um higienista ocupacional acima de tudo é a prevenção de doenças ocupacionais.

De acordo com a NR9, na ausência de limites na NR15 deverá ser utilizado os limites da ACGIH. Se não houver os limites na NR15 e nem na ACGIH não é necessária a avaliação.

Para o controle da exposição destes trabalhadores indicamos um trabalho preventivo, com um anexo em conjunto ao PPRA, uma vez que a ausência desses limites na legislação não obriga o controle e avaliação dos mesmos. Agora se você não deseja realizar trabalhos preventivos, e deseja apenas um documento legal, não é necessária esta avaliação. 

A técnica denominada Control Banding (Controle de Banda) faz uma estimativa do valor do limite de exposição ocupacional de um agente. Este método é muito comum na Europa e também nos Estados Unidos, e foi desenvolvido com base nas informações toxicológicas das substâncias.  O Control Banding estima os valores de exposição e estima quais tipos de proteção para essa exposição pode ser utilizada para prevenir o adoecimento dos trabalhadores.. Saiba mais! 

Se ainda tem dúvida sobre como tratar os agentes químicos que não possuem limite de exposição ocupacional, mas que possuem análises químicas? Veja neste artigo, as literaturas que é possível consultar para descobrir o limite de exposição ocupacional.

A Analytics Brasil além de realizar análises químicas para higiene ocupacional, atentando aos melhores métodos de amostragem de acordo com as necessidades de sua empresa, orientando quanto ao melhor tipo de amostragem, também realiza serviços de assessoria e consultoria em higiene ocupacional, além de oferecer palestras de cunho educativo sobre higiene ocupacional. Contate-nos e saiba mais!

Confira o vídeo completo, disponível no Youtube: Meu agente não tem limite na ACGIH: O que eu faço?



Ficou com alguma dúvida? Deixe o seu comentário!


Compartilhe:

Av. Bernardo Monteiro, 971 - 10 andar, Funcionários - Belo Horizonte /MG

(31) 4063-9493 | 3146-9493

(31) 99725-4404

[email protected]