(31) 4063-9493 | 3146-9493     [email protected]

    • (31) 99725-4404

O que fazer quando os resultados estão abaixo do Limite de Quantificação

Por:Analytics Brasil
Análises Químicas | Higiene Ocupacional

07

maio 2019

Alguns resultados da amostragem ficaram abaixo de Limite de Quantificação, o que fazer com estes resultados? Devo definir um valor para o Limite de Quantificação? Acompanhe o artigo completo e saiba mais!

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!

O que é o Limite de Quantificação?

O Limite de Quantificação é a menor quantidade do analito em uma amostra que pode ser determinada com precisão e exatidão aceitáveis pelo laboratório/método, ou seja, é a menor concentração da substância/composto que pode ser determinada quantitativamente.

É útil declarar uma concentração abaixo da qual o método analítico não pode operar com uma precisão aceitável. Outras vezes considera‐se este limite, também arbitrariamente, como um múltiplo fixo (tipicamente 2) do limite de detecção.

[THOMPSON et al: IUPAC, 2002]

E o que fazer com os resultados?

O livro da FUNDACENTRO específica as estratégias de amostragens, recomendando o procedimento de dividir o resultado encontrado, abaixo do Limite de Quantificação, por 2.

O segundo método possível é dividir por raiz de 2 o resultado que está abaixo do Limite de Quantificação. Já pelo Robust Method são necessários 3 resultados acima do Limite de Quantificação; a partir destes resultados é possível traçar uma curva e fazer uma estimativa para o tratamento estatístico.

Segundo a recomendação da AIHA e outras literaturas que tratam das estratégias de amostragem, se todos os resultados estão abaixo de 10% do limite de exposição, então não há exposição ocupacional.

A Analytics Brasil além de realizar análises químicas para higiene ocupacional, atentando aos melhores métodos de amostragem de acordo com as necessidades de sua empresa, orientando quanto ao melhor tipo de amostragem, também realiza serviços de assessoria e consultoria em higiene ocupacional, além de oferecer palestras de cunho educativo sobre higiene ocupacional. Contate-nos e saiba mais!

Para saber mais sobre reconhecimento de riscos e sobre Higiene Ocupacional não deixe de curtir as redes sociais da Analytics Brasil!

Confira o vídeo completo, disponível no Youtube: O que fazer quando os resultados estão abaixo do Limite de Quantificação


Compartilhe:

Av. Bernardo Monteiro, 971 - 10 andar, Funcionários - Belo Horizonte /MG

(31) 4063-9493 | 3146-9493

(31) 99725-4404

[email protected]