(31) 4063-9493 | 3146-9493     comercial@analyticsbrasil.com.br

O que você precisa entender sobre Estratégias de Amostragem

Por:Analytics Brasil
Analytics Brasil | Higiene Ocupacional

31

jul 2019

O que é uma estratégia de amostragem? Será que se trata apenas de um “tratamento estatístico dos dados”? Continue acompanhando este artigo e saiba mais!

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!

O que é?

A estratégia de amostragem é o caminho utilizado para chegar em um objetivo em uma campanha em Higiene Ocupacional. Não basta apenas realizar as medições, é necessário ainda reconhecer qual o intuito delas. 

O maior problema como higienista ocupacional é reconhecer as avaliações e julgar se são aceitáveis ou não, e depois controlar estas aquelas exposições ocupacionais não aceitáveis. O principal objetivo do higienista ocupacional é reconhecer todas as exposições ocupacionais que estão presentes no ambiente do trabalho e tomar juízo de valor sobre elas. Este é o intuito da estratégia de amostragem, ajudar na tomada de decisão no julgamento das exposições..

Por isso a Higiene Ocupacional é feita a partir de 4 etapas: antecipação, reconhecimento, avaliação e controle de riscos. 

A importância das Estratégias de Amostragem

Para uma análise correta, é necessária uma amostragem confiável dos agentes químicos e fundamentada em técnicas seguras. A amostragem permite identificar que tipos de substâncias e produtos perigosos estão presentes dentro do espaço utilizado pelos funcionários.

Algumas perguntas devem ser levantadas:

  1. Quantas amostras devo fazer? 
  2. Quem e quando devo amostrar? 
  3. Por quanto tempo? 
  4. Como devo interpretar os resultados?

Uma ferramenta que ajuda muito é o plano de amostragem, que consiste basicamente na definição das ações a serem seguidas, iniciando pela definição do objetivo da sua campanha de amostragem, ou seja, trata-se de uma lista de tarefas ou o passo a passo apropriado para as amostragens que você precisa. E com o planejamento é possível atingir o objetivo da avaliação quantitativa de forma assertiva.

A Analytics Brasil além de realizar análises químicas para higiene ocupacional, atentando aos melhores métodos de amostragem de acordo com as necessidades de sua empresa, orientando quanto ao melhor tipo de amostragem, também realiza serviços de assessoria e consultoria em higiene ocupacional, além de oferecer palestras de cunho educativo sobre higiene ocupacional. Contate-nos e saiba mais!

Aproveite e se inscreva para a nossa próxima Live sobre Nomenclatura de substâncias químicas e seus sinônimos, que acontece no dia 06 de agosto às 19h. Está imperdível!

Clique aqui e garanta a sua vaga!

Confira o vídeo completo, disponível no Youtube: O que você precisa entender sobre Estratégias de Amostragem


Compartilhe:

Av. dos Andradas 3323 - Sala 1108/1109, Santa Tereza - BH/MG

(31) 4063-9493 | 3146-9493

comercial@analyticsbrasil.com.br