(31) 4063-9493 | 3146-9493     comercial@analyticsbrasil.com.br

    • (31) 99725-4404

O resultado do laboratório é responsabilidade do higienista

Por:Leandro Magalhães
Higiene Ocupacional

05

nov 2021

O resultado do laboratório é responsabilidade do higienista 

 

Escolher um laboratório é uma das tarefas mais importantes para um higienista ocupacional que fará avaliações quantitativas de riscos químicos. Se a escolha for ruim e o resultado der errado, a responsabilidade será totalmente do profissional que irá concluir sobre as exposições.  

 

Acompanhe este artigo! 

 

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!       

 

Todas as terças-feiras às 19h temos nossas aulas gratuitas sobre temas que irão facilitar a avaliação de Agentes Químicos para Higiene Ocupacional. Um conteúdo técnico e direcionado da área. Toda semana um assunto novo. Aproveite e se inscreva para a live da próxima semana,  clique aqui  e garanta a sua vaga! 

 

Muitas avaliações de agentes químicos para Higiene Ocupacional precisam ser realizadas quantitativamente. E, frequentemente, utilizam-se análises químicas laboratoriais para determinação da concentração dos agentes no ambiente. Assim, os Higienistas Ocupacionais precisam, além de conhecer os métodos de análises disponíveis, contar com o suporte de um laboratório de confiança. 

 

A escolha do laboratório 

escolha de um bom laboratório de análises químicas para higiene ocupacional nem sempre é fácil. Ela precisa ser criteriosa devido a uma série de fatores. Um deles é que a análise é destrutiva, ou seja, não é possível repeti-la na mesma amostra analisada. Assim, não existe contraprova para confirmação da exatidão de um determinado resultado caso seja necessário. 

 

Como mensurar a qualidade de um laboratório 

A partir disso, um critério para mensurar a qualidade de um laboratório é a sua acreditação. O processo de acreditação é realizado por uma instituição que avalia as competências técnicas de um laboratório para o cumprimento da ISO 17.025 – Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaio e calibração. No Brasil, o órgão competente é o INMETRO e, nos Estados Unidos, a AHIA. 

 

Acreditação de análises químicas 

Um ponto importante a ser observado é que a acreditação não é referente ao laboratório em si. Ela é concedida a cada método de análise do laboratório. Então, ao solicitar uma análise química a um laboratório, deve-se verificar se ele possui acreditação especificamente para o procedimento desejado. Para isso, deve-se consultar o escopo de análises presentes no certificado de acreditação do laboratório. Tal documento pode ser requisitado ao laboratório ou consultado nos sites das respectivas instituições acreditadoras. 

 

A responsabilidade do Higienista Ocupacional 

Finalmente, não é obrigatório por lei a utilização de laboratórios acreditados. Mas é responsabilidade do Higienista Ocupacional todas as conclusões tomadas a partir das análises químicas realizadas. Caso o laboratório cometa um erro em alguma análise, a consequência se refletirá nos laudos e programas assinados pelo Higienista. Sendo assim, a escolha do laboratório precisa ser consciente. 

 

 

A Analytics Brasil além de realizar análises químicas para higiene ocupacional, atentando aos melhores métodos de amostragem de acordo com as necessidades da sua empresa, orientando quanto ao melhor tipo de amostragem, também realiza serviços de assessoria e consultoria em higiene ocupacional. E ainda oferecemos cursos e palestras sobre reconhecimento e avaliação de agentes químicos para higiene ocupacional.Contate-nos e saiba mais! 

 

Quer complementar o assunto? Assista a aula abaixo: 

Inscreva-se em nosso canal do Youtube clicando aqui. 


Compartilhe:

Av. Bernardo Monteiro, 971 - 10 andar, Funcionários - Belo Horizonte /MG

(31) 4063-9493 | 3146-9493

(31) 99725-4404

comercial@analyticsbrasil.com.br