(31) 4063-9493 | 3146-9493     comercial@analyticsbrasil.com.br

    • (31) 99725-4404

Organoclorados e organofosforados na SST

Por:Redator Analytics Brasil
Sem categoria

11

set 2020

Definindo um organoclorados e organofosforados para o anexo 13 da NR-15 

Já se deparou com os nomes organoclorados e organofosforados no anexo 13 da NR-15 e ficou sem saber o que fazer? Calma, vamos te ajudar nessa, acompanhe o artigo!   

Todas as terças-feiras às 19h temos nossas lives sobre o que há de mais novo e mais moderno em Higiene Ocupacional. Um conteúdo técnico e direcionado da área. Toda semana um assunto novo e convidados especiais. Aproveite e se inscreva para a nossa live da próxima semana,  clique aqui e garanta a sua vaga!    

Quando se pensa no conceito de organoclorados e organofosforados para segurança do trabalho, preocupa-se única e exclusivamente com os enquadramentos qualitativos propostos pelo anexo 13 da NR15, tratando de insalubridade. Entender qual é a “classe” de um agrotóxico ou defensivo agrícola traz pouca ou nenhuma informação relevante sobre ele quando estamos pensando em HO e trabalhos preventivos para saúde ocupacional.  

Ao longo dos anos o entendimento a cerca destes compostos vem sendo negligenciado por grande parte dos profissionais de segurança do trabalho. Existem interesses políticos e econômicos por trás da interpretação destes conceitos, já que estes nomes trazem grande carga negativa, associada a toxicidade, e produtores não querem manchar a imagem de seus produtos.

 

O que a química tem a dizer? 

Um composto organofosforado ou simplesmente um organofosforado é um composto orgânico que contém ligações carbono-fósforo. Um organoclorado, por sua vez, traz o cloro no lugar do fósforo. Simples, né? Vamos a alguns exemplos. 

Na Figura 1 temos o conhecido glifosato. Na área destacada, podemos ver claramente a ligação carbono-fósforo (C-P) que o configura como um organofosforado. 

 

Figura 1 – Fórmula estrutural do Glifosato.

 

Neste segundo exemplo, podemos observar as ligações carbono-cloro, características dos compostos organoclorados.

Figura 2 – Fórmula estrutural do DDT. 

 

A Analytics Brasil além de realizar análises químicas para higiene ocupacional, atentando aos melhores métodos de amostragem de acordo com as necessidades de sua empresa, orientando quanto ao melhor tipo de amostragem, também realiza serviços de assessoria e consultoria em higiene ocupacional, além de oferecer cursos e palestras sobre reconhecimento e avaliação de agentes químicos para higiene ocupacional. Contate-nos e saiba mais! 


Compartilhe:

Av. Bernardo Monteiro, 971 - 10 andar, Funcionários - Belo Horizonte /MG

(31) 4063-9493 | 3146-9493

(31) 99725-4404

comercial@analyticsbrasil.com.br