(31) 4063-9493 | 3146-9493     [email protected]

    • (31) 99725-4404

Programa de Proteção Respiratória – PPR

Por:Redator Analytics Brasil
Segurança do Trabalho

09

mar 2018

Programa de Proteção Respiratória – PPR

O Programa de Proteção Respiratória, presente no livro de mesmo nome, publicado pela Fundacentro no ano de 2016, fomenta os requisitos e procedimentos operacionais acerca da proteção respiratória de profissionais, a fim de evitar doenças ocupacionais causadas por riscos químicos, que se apresentam em forma de poeiras, névoas, fumaças, gases e vapores. Para saber mais sobre o Programa de Proteção Respiratória, continue lendo este artigo!

Não se esqueça de curtir nossa FanPage para saber sobre novos artigos!
Assine nossa Newsletter clicando aqui!

O Programa

De acordo com a Fundacentro, o Programa apresenta requisitos de programa de proteção respiratória, com descrição do conteúdo mínimo, procedimentos operacionais, implementação e administração do programa, além de responsabilidades de empregador e empregado. Traz orientações sobre avaliação dos ambientes de trabalho; requisitos para avaliação física de candidatos ao uso de respiradores; treinamento para profissionais envolvidos com o uso de respiradores; procedimentos para realização de ensaio de vedação; orientações de higienização, limpeza, manutenção, guarda e descarte de respiradores.

O Programa de Proteção Respiratória constitui um conjunto de medidas práticas e administrativas que devem ser adotadas com a finalidade de adequar a utilização dos equipamentos de proteção respiratória, a fim de evitar que trabalhadores sejam expostos a riscos químicos ocupacionais, orientando quanto a proteção contra doenças ocupacionais provocadas pela inalação de poeiras, fumos, névoas, fumaças, gases e vapores. O Programa de Proteção Respiratória encontra-se em acordo com a Instrução Normativa Nº 1, de 11 de abril de 1994 do Ministério do Trabalho e Emprego, o qual estabelece a obrigatoriedade da implementação do PPR em todo estabelecimento de trabalho onde for necessário o uso de Equipamento de Proteção Respiratória.

Os respiradores

Nós já te contamos neste artigo um pouco sobre EPI’s e respiradores. Um respirador é um dispositivo usado sobre o nariz e a boca para não deixar que o trabalhador inale partículas no ar que podem causar riscos à saúde. Existem dois tipos básicos de respiradores: o modelo purificador remove os contaminantes do ar, como a máscara que é usada por profissionais de limpeza para evitar a inalação de poeira, e o respirador de fornecimento, que fornece ar limpo de outra fonte (como um tanque portátil, por exemplo).

De acordo com as normas do Ministério do Trabalho, quando um funcionário trabalha em um ambiente com ar contaminado, o fornecimento do dispositivo respirador é dever do empregador, bem como a elaboração de um Programa de Proteção Respiratória e a realização de um treinamento adequado sobre o uso do respirador. Os funcionários também devem fazer exames médicos para garantir que eles estejam aptos a usar respiradores.

Ensaio de vedação

Cada rosto possui suas particularidades, medidas e formato. Por isso, para garantir a eficiência dos respiradores, é necessário realizar o teste de vedação para verificar a eficácia do equipamento em cada usuário. Todos os trabalhadores devem ser submetidos a um ensaio de vedação para determinar se o respirador selecionado se ajusta corretamente ao seu rosto.

O ensaio de vedação deve ser realizado uma vez a cada 12 meses em cada usuário de respirador com vedação facial. Caso o trabalhador apresente qualquer sintoma ou alteração nas condições de saúde, o teste deve ser realizado novamente antes do prazo de 1 ano.

Treinamento

Assim como em todos os segmentos, o treinamento deve ser realizado com os trabalhadores antes de realizar qualquer tipo de atividade ou tarefa na jornada de trabalho. É uma medida essencial para prevenir acidentes, utilizar os EPIs para proteção respiratória da maneira correta e compreender os riscos existentes no ambiente de trabalho. Lembrando que o treinamento deve ser executado por um profissional com experiência e devidamente qualificado.

Para ler na íntegra o conteúdo do Programa de Proteção Respiratória, baixe grátis no site da Fundacentro!

A Analytics Brasil além de realizar análises químicas para higiene ocupacional, atentando aos  melhores métodos de amostragem de acordo com as necessidade de sua empresa, também realiza serviços de assessoria e consultoria em higiene ocupacional, além de oferecer palestras de cunho educativo sobre higiene ocupacional. Contate-nos e saiba mais!

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Referências Bibliográficas

Programa de Proteção Respiratória


Compartilhe:

Av. Bernardo Monteiro, 971 - 10 andar, Funcionários - Belo Horizonte /MG

(31) 4063-9493 | 3146-9493

(31) 99725-4404

[email protected]