Quais bombas devo utilizar para baixa vazão

No artigo de hoje vamos responder todas as suas dúvidas a respeito da amostragem de tubos em baixa vazão. Você sabe quais bombas deve utilizar em baixa vazão? Não? Então continue lendo este artigo!

Veja os modelos de bombas disponíveis no mercado e algumas especificações técnicas que você deve ficar atento para a escolha. Todas as informações são baseadas na divulgação do fabricante e cabe a você questionar aos seus fornecedores sobre as informações presentes nestes equipamentos.

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!

O que são Bombas de Amostragem?

A bomba de amostragem é um instrumento portátil destinado para a coleta de diferentes tipos de contaminantes, como os aerodispersóides, gases e valores.

Podemos encontrar no mercado bombas de amostragem de baixa vazão (que englobam a faixa de 5mL/min até 500 mL/min) e de alta vazão (acima de 500 mL/min até 6L/min).

Alguns modelos possuem acessórios para trabalhar em baixa vazão, com um sistema de compensação de fluxo para controlar a vazão constante.

Bombas Sensidyne

A Sensidyne é uma das marcas mais conhecidas no mundo na área de Higiene Ocupacional e fornece alguns modelos para baixa vazão.

A LFS – 113 (Gilian LFS-113 Low Flow Personal Air Sampling Pump) é uma bomba de baixa vazão que pode ser utilizada para coleta de gases e vapores.

A Gilian Gil-Air3 e a Gil-Air5 Air Sampling Pumps são adaptadas para o módulo de baixo fluxo, ou seja, tratam-se de bombas de alta vazão, mas que podem ser operadas à baixa vazão.

A GilAir Plus em seus modelos mais avançados, é uma bomba tanto de alta quanto de baixa vazão.

Bombas SKC

A SKC é líder mundial em equipamentos para Higiene Ocupacional. A empresa tem vários equipamentos disponíveis para as amostragens, com uma grande variedade de bombas.

A Pocket Pump é um dos modelos de baixa vazão intrínseca disponibilizado pela SKC.

Tem disponível outros modelos que atuam como baixa vazão através dos redutores, como a AirLite, a AirCheck 52 e a AirCheck Touch. Para essas bombas há a possibilidade do uso dos redutores de vazão.

A Pocket Pump Touch é uma bomba pequena e que também pode ser utilizada para as amostragens de baixa vazão.

Modelo de bomba brasileira

Criffer

A Accura-2 pode ser utilizada com redutor de vazão e consegue compensar o fluxo para amostragem de baixa vazão.

Um outro modelo de bomba, a Silence, é própria para baixa vazão.

Sempre questione o fabricante da bomba estes fatores, que são extremamente relevantes:

  1.    As bombas realmente mantêm o fluxo constante?
  2.    Elas têm um sistema de compensação de vazão?
  3.    Por quanto tempo ela é capaz de compensar a vazão?
  4.    Qual é a duração da bateria dessas bombas quando utilizadas com o restritor de fluxo?
  5.    Qual é a estabilidade desse fluxo?

A HO Fácil realiza treinamentos e palestras de Higiene Ocupacional com a finalidade de preparar profissionais para se destacarem no mercado de saúde e segurança do trabalho. Oferecemos formação profissional para que nossos alunos dominem os riscos químicos, físicos e biológicos. Se você quer ficar 100% preparado para atuar no mercado de Higiene Ocupacional com segurança e confiança chegou a sua hora.  Contate-nos e saiba mais! 

Confira o vídeo completo, disponível no Youtube: Quais bombas devo utilizar para baixa vazão?

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=Luaa3Dyg-RI[/embedyt]

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Gmail

14 de abril

O segredo da avaliação de metais para higiene ocupacional