(31) 4063-9493 | 3146-9493     [email protected]

    • (31) 99725-4404

Tudo que você precisa saber sobre Limiar de Odor

Por:Analytics Brasil
Análises Químicas | Analytics Brasil

31

jul 2019

O cheiro de uma substância não é um padrão para ajudar no reconhecimento de riscos químicos. Quer saber por que?

Acompanhe o artigo completo e saiba mais informações!

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!

Limiar de Odor: O que é?

A sensação de sentir o cheiro de uma substância química está relacionado ao limiar de odor que é a menor concentração de uma substância para que na média uma pessoa comece a sentir seu cheiro. As pessoas tendem a reconhecer os riscos químicos pelo cheiro das substâncias, e este é um método errôneo.

Para muitas substâncias, o limiar de odor é muito diferente do limite de exposição ocupacional, já que o limiar de odor está relacionado à menor concentração da substância para sentir o seu cheiro enquanto o limite de exposição ocupacional a menor concentração de uma substância na qual se acredita que a maioria dos trabalhadores podem estar expostos sem causar dano à saúde.. 

São conceitos completamente diferentes e que não devem ser associados. O benzeno, por exemplo, é uma substância cancerígena; que na ACGIH tem um TLV-TWA de 0,5 ppm, enquanto o limiar de odor do benzeno é de 61 ppm. Logo, não é possível avaliar por este critério, porque para começar a sentir o cheiro do benzeno a concentração dele no ar estará cerca de 120 vezes superior ao limite de exposição ocupacional. 

O Limiar de Odor não é um parâmetro para fazer o reconhecimento de riscos. 

O Limiar de Odor é identificado com a unidade de concentração ppm (unidade mais utilizada para concentração de vapores ou gases), a detecção pelo odor não indica que a substância está dispersa no ar; tendo em vista que algumas  substâncias não podem ser percebidas pelo sistema olfatório, como é o caso do mercúrio metálico. 

Reiterando o Limiar de Odor está muito distante do Limite de Exposição Ocupacional, por isso não deve ser utilizado como parâmetro. 

A Analytics Brasil além de realizar análises químicas para higiene ocupacional, atentando aos melhores métodos de amostragem de acordo com as necessidades de sua empresa, orientando quanto ao melhor tipo de amostragem, também realiza serviços de assessoria e consultoria em higiene ocupacional, além de oferecer palestras de cunho educativo sobre higiene ocupacional. Contate-nos e saiba mais!

Confira o vídeo completo, disponível no Youtube: Tudo que você precisa saber sobre Limiar de Odor

 


Compartilhe:

Av. Bernardo Monteiro, 971 - 10 andar, Funcionários - Belo Horizonte /MG

(31) 4063-9493 | 3146-9493

(31) 99725-4404

[email protected]