(31) 4063-9493 | 3146-9493     comercial@analyticsbrasil.com.br

Utilizo o limite STEL ou TWA?

Por:Analytics Brasil
Análises Químicas | Segurança do Trabalho

16

abr 2019

Utilizo o  limite STEL ou TWA? Essa é uma das principais dúvidas que a Analytics recebe pelo WhatsApp. Você não faz parte do nosso grupo de WhatsApp? Nos mande uma mensagem que vamos incluí-lo, este é um dos maiores grupos para discussão sobre Higiene Ocupacional e você encontra dicas e informações imprescindíveis para o seu trabalho.

Acompanhe o artigo completo!

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!

STEL OU TWA?

Uma substância com limite TWA e STEL na ACGIH deve estar pautada nestes dois limites, ou seja, as duas análises devem ser feitas já que se trata de limites completamentes diferentes. O Limite TWA verifica os efeitos crônicos à exposição das substâncias analisadas, enquanto o Limite STEL verifica exposições de curta duração às substâncias. O Limite TWA é complementar ao STEL, somente diferencia-se a forma de coleta.

TWA

É a concentração média ponderada no tempo para uma jornada completa de 8 horas diárias ou 40 horas semanais, à qual os trabalhadores podem se expor sem apresentar efeitos adversos à saúde durante a vida de trabalho.

O cálculo da exposição média ponderada pelo tempo é o artifício mais recomendado para determinar a exposição média de uma jornada completa por trazer maior certeza na determinação das concentrações do agente. O TWA não pode ser ultrapassado ao fim da jornada.

STEL

É um limite de exposição média ponderada em 15 minutos que não deve ser ultrapassado em nenhum momento da jornada de trabalho. O limite de exposição STEL complementa o TWA e as exposições que ocorrem entre o TWA e o STEL não podem durar mais do que 15 minutos, repetir 4 vezes durante a jornada e deve ter um espaçamento de 60 minutos entre as exposições.São utilizados para substâncias com efeitos agudos reconhecidos.

Não trata-se de uma escolha! Se um agente possui limite TWA e STEL na ACGIH, as duas situações devem ser avaliadas.

Agora que você sabe mais sobre as estratégias de amostragem, conheça 4 estratégias de amostragem para avaliação de agentes químicos.

A Analytics Brasil além de realizar análises químicas para higiene ocupacional, atentando aos melhores métodos de amostragem de acordo com as necessidades de sua empresa, orientando quanto ao melhor tipo de amostragem, também realiza serviços de assessoria e consultoria em higiene ocupacional, além de oferecer palestras de cunho educativo sobre higiene ocupacional. Contate-nos e saiba mais!

Para saber mais sobre reconhecimento de riscos e sobre Higiene Ocupacional não deixe de curtir as redes sociais da Analytics Brasil!

Confira o vídeo completo, disponível no Youtube: Utilizo o limite STEL ou TWA?

 


Compartilhe:

Av. dos Andradas 3323 - Sala 1108/1109, Santa Tereza - BH/MG

(31) 4063-9493 | 3146-9493

comercial@analyticsbrasil.com.br