(31) 4063-9493 | 3146-9493     [email protected]

    • (31) 99725-4404

Você sabe o que é a LINACH?

Por:Redator Analytics Brasil
Higiene Ocupacional

19

mar 2018

No dia 8 de outubro de 2014, o Diário Oficial da União divulgou pela primeira vez a LINACH, Lista Nacional de Agentes Cancerígenos para Humanos – criada pelos Ministérios do Trabalho e Emprego (MTE), Previdência Social (MPS) e da Saúde (MS), por meio da Portaria Interministerial Nº 9, de 7 de outubro de 2014. Desde então, a lista passou a ser utilizada como referência técnica para a realização de políticas prevencionistas. Para saber mais sobre a LINACH, continue lendo este artigo!

Não deixe de curtir nossa FanPage para ficar por dentro de todas as dicas e novidades.

O que é a LINACH?

A Linach, Lista Nacional de Agentes Cancerígenos para Humanos, é uma lista composta por três grupos de agentes considerados cancerígenos. Eles são subdivididos em: Grupo 1, que é composto por 114 agentes comprovadamente cancerígenos para seres humanos, Grupo 2A, composto por 65 agentes provavelmente carcinogênicos para humanos e o Grupo 2B, que abrange 284 agentes possivelmente carcinogênicos para humanos.

A primeira edição da LINACH reúne a tradução da lista de agentes classificados por estudos da Agência de Pesquisas sobre Câncer (Iarc) da Organização Mundial de Saúde (OMS), com previsão de atualizações semestrais por técnicos referentes dos três ministérios – acrescentando demais agentes com base em estudos científicos internacionais e nacionais.

A importância da LINACH

A LINACH possui extrema importância para a prevenção de doenças ocupacionais, sendo considerada um avanço significativo nas políticas de saúde e segurança do trabalho – uma vez que apresenta o resultado de estudos e pesquisas relevantes internacionais – tornando-se uma norma nacional de grande relevância.

Além disto, atualmente, o câncer é considerado a segunda causa de morte mais comum em todo o mundo, sendo responsável por 17% das mortes ocorridas no Brasil e 6,45% das causas de aposentadoria por invalidez.  Podemos destacar ainda que uma das principais formas de exposição aos agentes carcinógenos presentes na LINACH é a ocupacional. Cerca de 15 produtos químicos considerados cancerígenos estão presentes nos processos e ambientes de trabalho e 28 agentes químicos são classificados como provavelmente carcinogênicos para humanos conforme explicitaremos mais a frente.

Agentes de risco

Entre os agentes de risco do primeiro Grupo,que estão os agentes considerados cancerígenos para humanos, podemos encontrar o benzeno(substância química presente no petróleo, gasolina, queima de carvão mineral e solventes orgânicos), que é comumente manuseado em ambientes ocupacionais. O contato com o benzeno é tão prejudicial à saúde humana que pode ocasionar a alteração e/ou diminuição das células do sangue, aborto na gravidez, má formação do feto, redução da resistência do sistema imunológico humano, depressão e mudanças de comportamento. Além disso, o benzeno é apontado como um grande agente causador da leucemia. É ainda neste primeiro grupo que encontramos a sílica cristalina, tema já abordado aqui no blog.

O tricloroetileno é uma substância química utilizada na criação de solventes e encontra-se na LINACH como um produto altamente cancerígeno para humanos, além de outros agentes que estão presentes no dia a dia de ambientes de trabalho.

O segundo grupo (2A), que é o grupo de ‘provavelmente carcinogênicos para humanos’, podemos encontrar agentes como o medicamento Azacitidina, que é um medicamento para tratamento da Síndrome Mielodisplásica, uma doença que afeta a medula óssea do indivíduo, entre outros medicamentos. Já no grupo 2B, que é o grupo de ‘agentes possivelmente carcinogênicos para humanos’, podemos citar o chumbo, o clorofórmio e o estireno (usado na produção de poliésteres) e presentes em fábricas de embalagens plásticas, por exemplo.

A LINACH é um avanço para a identificação e prevenção de agentes cancerígenos no ambiente ocupacional, sendo considerada muito importante para medidas prevencionistas na higiene ocupacional.  Você pode conferir a LINACH completa no site da ABHO, clicando aqui.

A Analytics Brasil tem a confiabilidade necessária para avaliar qual o melhor tipo de amostragem para sua necessidade. Contamos com a experiência de um laboratório que é acreditado pela AHIA (Associação Norte-Americana de Higiene Industrial), além da liderança em análises químicas para higiene ocupacional desde 1977 – tudo ao alcance de suas mãos.

Estamos a disposição para sanar quaisquer dúvidas. Contate-nos!

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Referências

ABHO – Lista de agentes cancerígenos para humanos
Ministério do Trabalho – “Ministério do Trabalho e Emprego anuncia lista de agentes cancerígenos para humanos”


Compartilhe:

Av. Bernardo Monteiro, 971 - 10 andar, Funcionários - Belo Horizonte /MG

(31) 4063-9493 | 3146-9493

(31) 99725-4404

[email protected]