(31) 4063-9493 | 3146-9493     comercial@analyticsbrasil.com.br

Diferenças entre Tintas à Base de Água e Tintas à Base de Óleo

Por:Analytics Brasil
Análises Químicas | Segurança do Trabalho

02

jul 2019

Você sabe qual a diferença entre as tintas à base de água e tintas à base de óleo? 

As tintas geralmente são aplicadas para proteger, decorar ou cumprir alguma função especial, e você como higienista ocupacional, deve atentar-se para sua composição e riscos de exposição.

Acompanhe o artigo completo!

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!

Tipos de Tintas

As tintas à base de água têm em torno de 15% de sua composição formada por solventes orgânicos em geral, enquanto às tintas à base de óleo têm em torno de 75% da composição em solventes orgânicos.

As tintas à base de água têm como principal solvente a água, mas isso não quer dizer que não haja solventes que oferecem riscos. Os solventes mais comuns encontrados na composição de tintas à base de água são os oxigenados, como álcoois, cetonas e glicóis. 

Tintas à base de óleos são fabricadas com óleos vegetais, como linhaça ou tung, os solventes mais comuns são hidrocarbonetos derivados do petróleo. 

Além dos solventes, outro ponto a se atentar, é em relação aos pigmentos metálicos que dão cor às tintas. Tintas à base de água necessitam de biocidas, que evitam o aparecimento de fungos que necessitam da água para se proliferarem. 

Formação das tintas

Tintas à base de solvente ou óleos:

Primeiro os solventes evaporam, deixando apenas os sólidos na superfície do substrato. Ao mesmo tempo, a segunda fase é iniciada: o ligante à base de óleo ou resina alquídica começa a secar. Geralmente leva um dia ou mais para a cura proporcionar as propriedades desejadas

Tinta á base de água

Feitas com ligantes que são dispersões de partículas sólidas de resina sintética em água.  Conforme a tinta seca, as partículas de ligante se aproximam cada vez mais entre si. Em seguida, unem-se, englobando as partículas de pigmento, e formam uma película contínua e resistente. 

Muitas vezes, em um ambiente de trabalho, não há a padronização do tipo de tinta a ser utilizada, os trabalhadores não utilizam o EPI adequado e o tipo de pintura varia muito. Clique aqui e veja o artigo que preparamos sobre as formas de Exposição às Tintas. 

A Analytics Brasil além de realizar análises químicas para higiene ocupacional, atentando aos melhores métodos de amostragem de acordo com as necessidades de sua empresa, orientando quanto ao melhor tipo de amostragem, também realiza serviços de assessoria e consultoria em higiene ocupacional, além de oferecer palestras de cunho educativo sobre higiene ocupacional. Contate-nos e saiba mais!

Confira o vídeo completo, disponível no Youtube: Diferenças entre Tintas à Base de Água e Tintas à Base de Óleo


Compartilhe:

Av. dos Andradas 3323 - Sala 504, Santa Tereza - BH/MG

(31) 4063-9493 | 3146-9493

comercial@analyticsbrasil.com.br