(31) 4063-9493 | 3146-9493     comercial@analyticsbrasil.com.br

Entenda como acontece o processamento de amostras em um laboratório de análise química

Por:Redator Analytics Brasil
Análises Químicas

25

set 2018

Muitas empresas que contratam um laboratório de análise química se assustam com os primeiros relatórios. Afinal, é grande o número de ambientes de trabalho que geram riscos químicos para seus colaboradores. 

A principal dificuldade em relação a esse tipo de problema se dá pelo reconhecimento do agente e dos principais riscos que estão presentes no ambiente. Controlar a presença de agentes nocivos não é uma prática fácil. 

Além disso, o ideal é que essa atividade seja realizada por empresas especializadas, uma vez que elas saberão exatamente o que fazer quando encontrarem altos índices de algumas substâncias. 

Uma dúvida frequente sobre o assunto é como acontece o processamento de amostras em um laboratório de análise química. Para saber a resposta, leia o nosso artigo e entenda mais sobre esse procedimento. Não deixe para depois!

O que é um laboratório de análise química?

Um laboratório de análise química é um ambiente especializado na caracterização e análise de compostos químicos de materiais. É válido afirmar que existem inúmeras aplicações para esse tipo de estabelecimento, como análise:

  • em matrizes de água;
  • do ar;
  • em efluentes;
  • em sólidos;
  • em resíduos;
  • em alimentos.

O que é feito nesses laboratórios?

Como destacado, existem diversos tipos de laboratórios de análise química. É possível, por exemplo, contar com unidades com foco na higiene ocupacional e na segurança do trabalho. Esses laboratórios buscam analisar a qualidade do ar, por meio de amostras de tubos adsorventes e filtros específicos contidos nos cassetes de plástico. 

Essas amostras devem ser utilizadas para identificar a presença de agentes químicos no ambiente. Após a identificação, deve-se criar um plano para eliminar as substâncias tóxicas e deixar o ambiente propício ao trabalho e à presença humana. 

Existem alguns locais que são mais propícios a ações de agentes nocivos, como postos de combustível (por conta do benzeno, presente na gasolina) e indústrias de plástico (por conta do aquecimento do plástico, que degrada os produtos e gera compostos perigosos). 

Os colaboradores podem sofrer consequências imediatas da presença dessas substâncias, como dores de cabeça, náuseas e irritação de vias respiratórias. Contudo, problemas mais graves, como câncer, aumento do nível de ansiedade e de agressividade e outras doenças podem se fazer presentes por conta de uma longa exposição.

Dessa forma, é fundamental contar com esse tipo de laboratório para garantir a qualidade do ar no ambiente de trabalho, bem como a saúde dos colaboradores expostos. Pense nisso!

Quais são os resultados obtidos a partir deles?

É válido afirmar que muitas empresas geram diversos riscos químicos, mas a maioria não tem ciência dessas ameaças. A única forma de verificar a qualidade do ar se dá por meio da contratação de um laboratório de análise química. 

As análises realizadas trarão como resultado uma avaliação completa do local, indicando a quantidade de cada item presente, bem como a quantidade permitida dos itens mais preocupantes. Assim, será possível verificar se há substâncias nocivas em excesso ou não. 

Quando uma substância perigosa apresenta índices acima do permitido recomenda-se a repetição da amostra. Esse procedimento é necessário para identificar se houve um pico passageiro dessas substâncias ou se a sua presença é constante. A repetição também é fundamental para certificar que não houve nenhum erro de medição. 

Confirmando a presença de agentes nocivos, é preciso pensar nos motivos responsáveis por fazer com que esses níveis estejam acima do limite. As causas podem ser diversas, sendo crucial encontrar a fonte do problema. 

Após identificar a causa do problema deve-se prover maneiras para reduzir a presença dessas substâncias, deixando o ar ambiente propício para a vida humana. Obviamente, contar com uma empresa especializada na realização dessas análises pode simplificar todo o processo. Pense nisso!

Como são processadas as amostras no laboratório da Analytics?

O laboratório da Analytics Brasill, subsidiária do laboratório americano Analytics Corporation, concentra sua atuação na área de higiene ocupacional e segurança do trabalho. Os principais serviços oferecidos são análises químicas, assessoria e consultoria, treinamentos e empréstimo de equipamentos. 

As amostras são processadas a partir do seu recebimento. As caixas são verificadas, e a condição das amostras é devidamente averiguada, certificando que elas estejam intactas e devidamente preservadas (uma amostra refrigerada deve estar na temperatura correta).

Após isso, é necessário conferir se o pedido de análise confere com a identificação da amostra, e se a solicitação realizada pelo cliente é compatível com o material recebido. Se tudo estiver dentro dos conformes, a amostra recebe um código interno e é lançada no sistema. Todas as etapas até aqui são realizadas tanto no nosso escritório no Brasil quanto na recepção de amostras nos Estados Unidos. Dessa forma evitamos qualquer tipo de erro.

Os dados do cliente também são conferidos, verificando se foram lançados corretamente. Assim, as amostras são liberadas para as destinações específicas, onde cada laboratório retira suas amostras no setor de recebimento. 

Nessa fase, outra conferência é realizada, atestando a compatibilidade e o estado das amostras. Essa etapa mais analítica é realizada pelo analista, que pode começar o preparo dos itens para abertura da amostra, ou seja, preparo para análise. 

A partir do momento em que as amostras estão preparadas, elas são liberadas para o laboratório analítico. Este, por sua vez, faz nova conferência para certificar que tudo está adequado. É válido afirmar que as etapas de conferência são fundamentais toda vez que a amostra adentrar um novo departamento. 

O próximo passo é colocar as amostras em equipamentos de leitura, realizando a programação correta. Assim, é preciso certificar se a ordem está correta, garantindo que não houve nenhuma troca de amostras. 

A leitura é realizada nos equipamentos, empregando controles de qualidade e posterior envio dos dados obtidos para o setor de conferência de dados. Então, as informações são enviadas para o sistema e os resultados são liberados. 

A partir daí, um profissional deve realizar a checagem do processo de análise, identificando se todos os controles de qualidade foram satisfeitos. Em caso positivo, é realizada a conferência dos resultados e é dada a primeira aprovação. 

O próximo passo se dá por um analista sênior, que deve verificar se as informações obtidas fazem sentido. Esse profissional é experiente e é responsável por realizar uma checagem final e criteriosa dos dados, antes de elaborar o relatório. 

A aprovação do analista sênior é seguida de revisão e aprovação por um profissional especializado em higiene ocupacional, devidamente certificado para tal. Esse colaborador revisa todo o relatório, verificando se os dados fazem sentido e se estão de acordo com a realidade da empresa.

Após sua aprovação, o cliente recebe o relatório via e-mail. O processo é longo, mas é bem elaborado e dividido, de forma que tudo acontece em no máximo 7 dias. As diversas conferências são fundamentais para a confiança no resultado final.

Qual é a importância dos serviços da Analytics?

É preciso dizer que os serviços da Analytics visam facilitar a vida dos profissionais de higiene ocupacional, garantindo que o procedimento está sendo realizado corretamente desde a identificação dos riscos químicos até a emissão do relatório das análises.

Essa é a melhor maneira de garantir que o resultado final é confiável, evitando erros no processo de tomada de decisão. E tudo fica muito claro, pois assim o cliente poderá confiar nas recomendações e nos procedimentos que a empresa está fornecendo.

Não podemos deixar de reafirmar que o objetivo principal é ajudar os clientes a tomarem decisões. Quando houver dúvidas e eles não souberem o que precisa ser feito, basta entrar em contato com a Analytics, que ajudará a decidir quais procedimentos devem ser realizados. 

Pode-se dizer, inclusive, que essa é a principal função de um laboratório de análise química. Dessa forma, será possível eliminar a presença de substâncias nocivas e ainda melhorar a qualidade do ar no ambiente de trabalho. Vale a pena conhecer, não é mesmo?

Entendeu como acontece o processamento de amostras em um laboratório de análise química? Ficou com alguma dúvida? Então, entre em contato com nossos consultores. Eles estão aptos para ajudar. 


Compartilhe:

Av. dos Andradas 3323 - Sala 504, Santa Tereza - BH/MG

(31) 4063-9493 | 3146-9493

comercial@analyticsbrasil.com.br