(31) 4063-9493 | 3146-9493     comercial@analyticsbrasil.com.br

A importância da FISPQ

Por:Analytics Brasil
Análises Químicas | Higiene Ocupacional

23

maio 2019

Neste artigo você irá compreender um pouco mais sobre a importância da FISPQ para elaboração do PPRA, LTCAT, Laudo de Insalubridade e também para o eSocial. A partir da FISPQ que é possível ser feito o reconhecimento de riscos químicos.

Acompanhe o artigo completo!

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!

O que é a FISPQ?

FISPQ é uma sigla para identificar a Ficha de Informação de Segurança para Produtos Químicos, um documento criado para normalizar dados sobre a propriedade de compostos químicos e misturas. O objetivo é evitar acidentes de trabalho ou até mesmo doméstico.

Veja aqui o passo a passo para elaboração da FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos). Na seção 3 são as substâncias químicas presentes no produto, como o nome comum, número CAS e faixa de concentração.  Já a seção 8 engloba as substâncias que podem ter limite de exposição ocupacional ou não.

E para que serve a FISPQ?

O trabalho do Higienista Ocupacional não deve ser pautado somente na elaboração da FISPQ, deve haver o reconhecimento dos processos, entrevistas e bate papo com as pessoas envolvidas com o ambiente e com os processos. Para o reconhecimento de riscos no ambiente sempre inicie com a FISPQ.

A FISPQ é regulamentada na NR26, e sua empresa deve seguir com os requisitos o GHS, enquanto a elaboração das Fichas de Segurança devem seguir uma norma padrão vigente, de acordo com a ISO 14.725 – item 4.

A classificação de perigo no GHS, exige a avaliação criteriosa sobre as propriedades do produto e seus ingredientes, para se determinar os perigos físico-químicos, e toxicológicos que definem o grau do perigo.

As FISPQS precisam ser bem elaboradas, a utilização de produtos químicos de forma incorreta pode causar diversos tipos de doenças de trabalho e transtornos ao meio ambiente. Portanto, comece o reconhecimento de riscos pela FISPQ. Pressione o fabricante, não seja um higienista ocupacional “preguiçoso”, uma FISPQ bem elaborada é essencial.

A Analytics Brasil além de realizar análises químicas para higiene ocupacional, atentando aos melhores métodos de amostragem de acordo com as necessidades de sua empresa, orientando quanto ao melhor tipo de amostragem, também realiza serviços de assessoria e consultoria em higiene ocupacional, além de oferecer palestras de cunho educativo sobre higiene ocupacional. Contate-nos e saiba mais!

Para saber mais sobre reconhecimento de riscos e sobre Higiene Ocupacional não deixe de curtir as redes sociais da Analytics Brasil!

Confira o vídeo completo, disponível no Youtube: A importância da FISPQ

 

 


Compartilhe:

Av. dos Andradas 3323 - Sala 504, Santa Tereza - BH/MG

(31) 4063-9493 | 3146-9493

comercial@analyticsbrasil.com.br