(31) 4063-9493 | 3146-9493     comercial@analyticsbrasil.com.br

Limite Teto na NR15 – Tudo que você precisa saber

Por:Analytics Brasil
Sem categoria

10

jul 2019

Neste artigo você poderá compreender um pouco mais sobre as vertentes do Limite Teto na NR 15. Falaremos sobre o que é valor máximo e valor teto.

Acompanhe este artigo e saiba mais!

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!

Limite Teto

Limite teto é aquele valor que em nenhum momento da jornada de trabalho pode ser ultrapassado, ou seja, durante as oito horas de trabalho em nenhum momento a exposição do trabalhador pode estar acima do valor teto, estando abaixo a exposição está controlada.

Assim como ocorre com a marcação “absorção também pela pele”, o valor teto na NR-15 anexo 11 é simbolizado na coluna correspondente, com o símbolo +.

A ACGIH estabelece o limite  TETO para toda substância que causa irritação física, pois efeitos como esse não são menos obrigatórios que os demais baseados em danos físicos.

Para a amostragem deste agente deve ser utilizado métodos de amostragem instantânea, caso não seja possível é recomendado amostrar o menor tempo possível para detectar a substância acima do limite de exposição.. 

A NR 15 no anexo 11 item 6 diz que:

A avaliação das concentrações dos agentes químicos através de métodos de amostragem instantânea, de leitura direta ou não, deverá ser feita pelo menos em 10 (dez) amostragens, para cada ponto – ao nível respiratório do trabalhador. Entre cada uma das amostragens deverá haver um intervalo de, no mínimo, 20 (vinte) minutos.

Segundo a NR15 deve haver pelo menos 10 amostragens com o espaçamento de 20 minutos. Para substâncias com limite teto, devem ser selecionados 10 tubos colorimétricos com espaçamento de 20 minutos em momentos críticos da jornada de trabalho.

O Limite Teto não pode ser ultrapassado em nenhum momento da jornada.

Para os agentes químicos que tenham “VALOR TETO” será considerado excedido o limite de tolerância, quando qualquer uma das concentrações obtidas nas amostragens ultrapassar os valores fixados no quadro.

A Analytics Brasil além de realizar análises químicas para higiene ocupacional, atentando aos melhores métodos de amostragem de acordo com as necessidades de sua empresa, orientando quanto ao melhor tipo de amostragem, também realiza serviços de assessoria e consultoria em higiene ocupacional, além de oferecer palestras de cunho educativo sobre higiene ocupacional. Contate-nos e saiba mais!

Confira o vídeo completo, disponível no Youtube: Limite Teto na NR15 – Tudo que você precisa saber

 


Compartilhe:

Av. dos Andradas 3323 - Sala 504, Santa Tereza - BH/MG

(31) 4063-9493 | 3146-9493

comercial@analyticsbrasil.com.br