(31) 4063-9493 | 3146-9493     comercial@analyticsbrasil.com.br

Manuseio e transporte correto de líquidos inflamáveis

Por:Redator Analytics Brasil
Segurança do Trabalho

19

mar 2018

No Brasil, diversas atividades envolvem o uso, manuseio e transporte de líquidos e gases inflamáveis. Apesar da existência da Norma Regulamentadora Nº20, intitulada “Saúde e Segurança no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis”, há diversos casos de acidentes envolvendo líquidos inflamáveis, seja pelo armazenamento ou manuseio incorreto.

Pensando nisto, trouxemos o artigo sobre a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais em atividades envolvendo líquidos inflamáveis. Não deixe de curtir nossa FanPage para ficar por dentro de todas as dicas e novidades.

Líquidos inflamáveis

Segundo a NR-20, são considerados líquidos inflamáveis aqueles que possuem ponto de fulgor igual ou menor que 60ºC. Ponto de fulgor ou ponto de inflamação é a menor temperatura na qual um combustível libera vapor em quantidade suficiente para formar uma mistura inflamável por uma fonte externa de calor. Podemos citar como exemplo de líquido inflamável o álcool etílico, que possui ponto de fulgor igual a 15ºC.

Por se tratarem de substâncias consideradas perigosas, todos os líquidos inflamáveis devem ser manuseados, transportados e utilizados de maneira segura e correta, seguindo os dispostos pela legislação. Para evitar a ocorrência de acidentes no ambiente de trabalho, a NR-20 deve ser seguida, adequada ao ambiente ocupacional e conhecida por todos os funcionários envolvidos nos processos.

A NR-20 estabelece os requisitos necessários para a gestão correta da segurança e saúde dos trabalhadores que desempenham atividades envolvendo líquidos inflamáveis, sejam elas a extração, produção, armazenamento, transferência, manipulação e/ou manuseio de inflamáveis.

Riscos

Os inflamáveis, sejam eles líquidos ou gases, são altamente perigosos para a saúde dos trabalhadores caso não sejam manuseados e armazenados da maneira correta. Além do risco de explosões, o contato direto com a pele pode causa irritação e queimaduras, além de danos aos tecidos da pele.

Os gases inflamáveis também são altamente prejudiciais e venenosos. A inalação pode causar danos à saúde do trabalhador, podendo gerar doenças ocupacionais e em alguns casos ser até fatal. Os vapores de inflamáveis quando inaladospodem causar tontura e asfixia.

Como evitar?

Cada empresa possui um processo de trabalho característico, e em função disto, a NR-20 deve ser seguida e adaptada de acordo com as rotinas de trabalho da empresa. Contudo, existem medidas que podem ser tomadas para evitar acidentes de trabalho. São elas:

Coletivas

– Manter líquidos inflamáveis afastados do calor;
– Armazená-los em local fresco e seco, livre de umidade;
– Não fumar em locais próximos de inflamáveis;
– Não armazená-los em locais com ventilação insuficiente;
– Adotar medidas de contenção caso haja vazamentos.

Individuais

– Disponibilizar equipamentos de proteção coletiva, como sistemas de exaustão
– Sempre utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (uniforme, luvas, respiradores, óculos, etc.);
– Nunca respirar gases inflamáveis sem o uso de máscaras e respiradores;
– Evitar contato físico com inflamáveis.

Caso algum contato ocorra, é de suma importância que a FISPQ do produto seja consultada, a fim de buscar medidas para neutralizar a ação adversa do produto.

Analytics Brasil faz uso das metodologias propostas pela NIOSH e OSHA, contando com ACREDITAÇÃO TOTAL DA AIHA (Associação Norte-Americana de Higiene Industrial) desde o ano de 1981. Além disso, os dados obtidos nos relatórios de nossas análises são comparáveis com os limites de tolerância da legislação brasileira e da ACGIH com o objetivo final de determinar se o local é seguro e está em conformidade, eliminando passivos trabalhistas e insalubridade associados com a exposição no local de trabalho.

Analytics Brasil: Higiene Ocupacional ao alcance de suas mãos.

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Fontes:

http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr20.htm

http://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=375507


Compartilhe:

Av. dos Andradas 3323 - Sala 504, Santa Tereza - BH/MG

(31) 4063-9493 | 3146-9493

comercial@analyticsbrasil.com.br