(31) 4063-9493 | 3146-9493     contato@analyticsbrasil.com.br

    • (31) 99730-5753

Os segredos da acreditação de laboratórios

Por:Analytics Brasil
Higiene Ocupacional | Segurança do Trabalho

07

fev 2019

Quer saber como selecionar o melhor laboratório para análises químicas e entender quais são os critérios mais importantes para esta escolha? É fundamental que o empregador contrate um laboratório de análises químicas para controlar os riscos químicos quantitativamente e se manter em dia com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Veja este artigo e saiba mais!

Na área de Segurança do Trabalho e Análises Químicas no Brasil, muitas vezes, a primeira medida a ser tomada é selecionar o laboratório como primeira etapa ao invés do método. Ao contrário dos Estados Unidos, que o primeiro passo a ser tomado é a escolha do método e, posteriormente, é verificado quais laboratórios se adequam ao método selecionado. Muitas das vezes, ao escolher primeiro o laboratório, os métodos não são questionados e é impossível reconhecer se são ou não os melhores para avaliar a exposição destes trabalhadores.

O que é o Laboratório de Análises Químicas?

Trata-se de uma estrutura laboratorial focada na caracterização e análise de compostos químicos do ar. Para a maioria, principalmente os atuantes na área de Higiene Ocupacional, o laboratório funciona como uma “caixa preta”, em que uma amostra é inserida, passa por um determinado processo e é emitido um relatório. Por isso, muitas vezes, estes processos não são compreendidos.

Como escolher o melhor laboratório?

Esteja atento à competência do laboratório e saiba que a acreditação ISO 17025 (Requisitos Gerais para Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração) não é suficiente para garantir o melhor laboratório de análises químicas. O ensaio de proficiência é um outro parâmetro que deve ser revisto.

Laboratórios de análises químicas são laboratórios de ensaio, ou seja, que lidam com medição. A norma estabelece requisitos gerais, aplicados para qualquer tipo de laboratório que faça medição e calibração. Independente do ramo de atuação a acreditação é a mesma.

“A acreditação de laboratórios de ensaio é concedida por ensaio para um determinado produto, segundo uma norma, regulamento, resolução ou procedimento desenvolvido pelo laboratório em que é estabelecida a metodologia utilizada.”

Lembre-se que não é o laboratório que é acreditado. A certificação se aplica aos processos, ou seja, aos parâmetros de análise e calibração. A avaliação é feita sobre as análises e pode não valer para todas as análises oferecidas. Fica a critério de cada laboratório estabelecer os seus procedimentos e seus parâmetros de qualidade interna.

Antes de escolher o seu laboratório, atente-se aos seguintes fatores:

  1.    Quais são as análises acreditadas do laboratório?
  2.    Que instituições emitiram os certificados de acreditação?
  3.    Há quanto tempo o certificado foi conferido pela instituição?

Ensaios de Proficiência

“Os laboratórios que pretendem obter a acreditação devem demonstrar a sua competência para realizar os ensaios e calibrações para os quais buscam a acreditação, por meio da participação satisfatória em atividades de ensaios de proficiência.”

São estudos interlaboratoriais utilizados como ferramentas de avaliação externa e demonstração da confiabilidade dos resultados analíticos laboratoriais, que servem como identificação de possíveis falhas e ações corretivas. É um item imprescindível para a acreditação de ensaios pela ISO 17025:2017.

A acreditação é feita por terceiros, como o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a American Industrial Hygiene Association (AIHA).

Para saber mais sobre reconhecimento de riscos e sobre Higiene Ocupacional não deixe de curtir as redes sociais da Analytics Brasil!

Confira o vídeo completo, disponível no Youtube, sobre como escolher o melhor laboratório para análises:


Compartilhe:

Av. dos Andradas 3323 - Sala 504, Santa Tereza - BH/MG

(31) 4063-9493 | 3146-9493

(31) 99730-5753

contato@analyticsbrasil.com.br