(31) 4063-9493 | 3146-9493     contato@analyticsbrasil.com.br

    • (31) 99730-5753

Qual a importância de uma assessoria para análises químicas?

Por:Redator Analytics Brasil
Análises Químicas

07

ago 2018

Muitas empresas geram algum risco químico, mas nem todas elas entendem exatamente quais são as possíveis ameaças disso para a saúde do trabalhador.

As principais dúvidas giram em torno do reconhecimento do agente químico e de quais são os principais riscos presentes no ambiente. Assim, é preciso contar com uma empresa que preste assessoramento nesse sentido para ajudar a analisar o ambiente ocupacional e identificar quais ações devem ser tomadas para evitar riscos para quem trabalha nesses ambientes.

Para saber mais sobre a importância de contratar uma assessoria para análises químicas que ajude a garantir a higiene na sua empresa, acompanhe o nosso conteúdo. 

O que é uma assessoria para análises químicas?

A assessoria para análises químicas envolve várias etapas. Tudo começa com uma entrevista com os responsáveis pelos ambientes ocupacionais e pelos processos, para então ser feita a análise detalhada para a identificação de possíveis riscos químicos. Posteriormente, é feita a análise de FISPQ (Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos).

Nessa ficha, encontram-se informações relacionadas a vários aspectos dos produtos químicos, como segurança, saúde, proteção e meio ambiente. Ela deve ser elaborada em total conformidade com a NBR-14.725, regra da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) de 2005.

Dentre as informações mais relevantes encontradas ali estão a identificação do produto, as medidas de segurança que devem ser tomadas em relação aos agentes químicos presentes naquele produto, as propriedades físico-químicas de cada um, se existe interações entre eles, as informações ecotoxicológicas e outros dados gerais, como métodos de coleta e neutralização.

Assim, a FISPQ é um documento para a comunicação dos perigos relacionados aos produtos químicos que deve ser conhecido pelos empregadores que utilizam, movimentam ou transportam estes produtos.

Por que uma empresa pode precisar realizar análises químicas?

A assessoria tem como foco ajudar a empresa a definir questões como quais os agentes químicos estão presentes no ambiente, qual a melhor maneira de coletar amostras para verificar a presença desses agentes, como montar o plano de amostragem economizando tempo e dinheiro, como agregar coletas de diferentes agentes químicos em um mesmo amostrador e como otimizar a coleta para o melhor aproveitamento do tempo — lembrando que a bomba precisa do filtro adequado e a vazão utilizada deve respeitar as metodologias de análise.

A indústria do plástico, por exemplo, lida com o processo de aquecimento do material, que acaba por degradar produtos e gerar outros compostos que devem ser analisados.

O papel da assessoria é ajudar as empresas para que seja feita uma correta identificação dos riscos químicos, contribuindo para a estruturação de planos de ação, fornecendo principalmente instruções valiosas para a realização das amostragens.

Por que preciso de assessoria para realizar a análise química em minha empresa?

Antes de escolher a empresa que vai realizar a análise química na sua instituição, é preciso se certificar de que, além de ser um laboratório, ela também presta assessoria e acompanhamento constantes.

Sem o assessoramento, empresas ficam sujeitas a fazer análises erradas, com compostos químicos equivocados, deixando os profissionais expostos a substâncias que não foram reconhecidas ou devidamente analisadas.

O assessoramento evita, ainda, a possibilidade de ocorrência de doenças ocupacionais, bem como de passivos trabalhistas. Além disso, a assessoria vai ajudar para que a empresa envie para o eSocial os riscos químicos exatos. Do contrário, o governo poderá questionar a instituição no futuro.

A assessoria vai auxiliar ainda no entendimento da tabela 23 do eSocial, que trata da saúde e da segurança do trabalho e relaciona os ambientes existentes na empresa aos fatores de risco presentes. Para facilitar a prevenção, a assessoria ajuda a conhecer e a entender essa tabela.

O eSocial é um projeto do Sistema Público de Escrituração Contábil, o SPED, criado pelo Governo Federal com o intuito de garantir aos trabalhadores seus direitos previdenciários e trabalhistas. Uma empresa precisa enviar os dados necessários a esse projeto para evitar problemas futuros.

Dessa forma, como o e-social é automatizado, a empresa que não tiver um assessoramento para análises químicas certamente vai assumir riscos maiores ao não declarar de forma detalhada os exatos riscos químicos em seu ambiente de trabalho. Lembrando que, a partir de janeiro de 2019, passa a ser obrigatória a declaração das empresas com os dados de saúde e de segurança dos trabalhadores.

Além disso, essa declaração está diretamente relacionada ao cadastro da aposentadoria especial de trabalhadores por insalubridade ou periculosidade. A aposentadoria especial é um direito de funcionários que trabalham em condições prejudiciais à saúde ou à integridade física.

Dessa forma, o trabalhador tem de comprovar, além do tempo de trabalho, a exposição aos agentes químicos, físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais por período exigido para a concessão do benefício (15, 20 ou 25 anos).

Portanto, além de cuidar da saúde dos seus colaboradores, essa assessoria vai ajudar a evitar possíveis questões legais que possam vir a prejudicar a sua empresa.

Como escolher uma assessoria de qualidade?

Antes de escolher uma assessoria de qualidade, confira a capacidade técnica da equipe de profissionais. É importante que ela tenha formação como higienista ocupacional e, ainda, em química.

Normalmente, a maior parte das equipes é formada por profissionais que têm uma ou outra formação e nunca as duas. E não é difícil encontrar laboratórios onde pessoas com conhecimento apenas em vendas prestam este tipo de ”assessoria”. O ideal é que a formação seja nas duas áreas, higiene ocupacional e química. Além disso, esses profissionais devem ser devidamente certificados.

Veja também se a empresa tem a acreditação AIHA, uma certificação da Associação Norte-Americana de Higiene Industrial que é um diferencial e atesta a a qualidade do método em todo o mundo. 

Se você precisa de um laboratório de análises químicas que também preste assessoria sobre higiene ocupacional, entre em contato com a Analytics Brasil e tire todas as suas dúvidas sobre análises químicas. Contamos com uma equipe de higienistas ocupacionais e mestres em química.


Compartilhe:

Av. dos Andradas 3323 - Sala 504, Santa Tereza - BH/MG

(31) 4063-9493 | 3146-9493

(31) 99730-5753

contato@analyticsbrasil.com.br