(31) 4063-9493 | 3146-9493     contato@analyticsbrasil.com.br

    • (31) 99730-5753

Qual a importância do controle de riscos químicos para as empresas?

Por:Redator Analytics Brasil
Análises Químicas

05

jun 2018

Fazer um controle adequado de riscos ocupacionais é fundamental. Entre as ameaças que podem estar próximas dos trabalhadores, estão os riscos devido a substâncias químicas que geram podem gerar acidentes e problemas de saúde. Por isso, o controle de riscos químicos na empresa é uma medida essencial para garantir a proteção aos trabalhadores.

A integridade da equipe contribui para manter um bom clima organizacional, evita processos judiciais e garante saúde e qualidade de vida para o trabalhador. Preparamos este post para você saber o quanto é preciso valorizar o controle de riscos químicos no seu empreendimento.

Ficou interessado? Continue acompanhando o conteúdo e entenda mais sobre o tema!

Quais problemas os riscos químicos podem trazer?

A manipulação de agentes químicos na empresa pode trazer uma série de problemas para a saúde do profissional.

Substâncias como ácidos e bases podem provocar irritações na pele e nas mucosas, por exemplo. O níquel, o cromo e as fibras sintéticas geram alergias e o monóxido de carbono e os cianetos impedem o organismo de utilizar o oxigênio atmosférico, gerando morte por asfixia.

Os narcóticos, por sua vez, podem deixar o trabalhador inconsciente e os neurotóxicos podem resultar em danos ao sistema nervoso. Os carcinogênicos — como benzeno, amianto, cádmio e cromo — podem provocar tumores malignos e os mutagênicos geram problemas hereditários.

Quais as vantagens de realizar um controle adequado dos riscos ocupacionais?

Há vários pontos positivos em realizar um controle adequado dos riscos ocupacionais. Confira a seguir!

Segurança para os colaboradores

Manter a segurança da equipe é fundamental para que os processos corram bem na empresa. Acidentes de trabalho são muito danosos, gerando crises e traumas físicos e psicológicos. Além disso, podem trazer danos irreparáveis. Fazer um controle adequado dos riscos ambientais permite manter a integridade dos funcionários e garantir um clima positivo.

Formação de um time com o conhecimento necessário para lidar com riscos químicos

Entre os cuidados adequados para lidar com os riscos químicos, fornecer informação é um processo básico. Grandes problemas podem ser evitados se a equipe está ciente dos perigos que a produção pode trazer.

Com o time consciente, os colaboradores podem ajudar uns aos outros. Assim, é mais fácil evitar acidentes e problemas no meio laboral.

Proteção do meio ambiente

Sustentabilidade é a palavra de ordem atualmente. As legislações estão cada vez mais rigorosas com as condutas das corporações. Além disso, não dá, nos dias de hoje, para manter um empreendimento que degrada o meio ambiente e joga resíduos poluentes nos ecossistemas, pois compromete a imagem da empresa e pode acarretar multas pesadas.

Com uma boa política de controle de riscos químicos, dá para garantir uma produção sustentável e ecológica, evitando danos à natureza.

Garantia de um ambiente que favorece o trabalho na empresa

Quando há um acidente ou algum adoecimento causado pelo contato com substâncias químicas na empresa, toda a equipe fica muito insegura. A solidariedade entre os colegas de trabalho é evidente. Nesse contexto, o problema prejudica todo o clima organizacional.

Com uma boa política de conscientização e controle de riscos, o time trabalha com foco em prevenção. Assim, o clima organizacional fica positivo e os colaboradores têm mais qualidade de vida.

Uma das medidas mais importantes para minimizar danos e prevenir problemas no ambiente ocupacional, é buscar ajuda de profissionais especializados para orientá-los como identificar riscos químicos e quais análises químicas do ar devem ser feitas para resguardar a integridade do ambiente.

E então? Gostou de saber a importância do controle de riscos químicos para a saúde dos colaboradores e para a preservação do meio ambiente? Assine a nossa newsletter e receba mais informações!


Compartilhe:

Av. dos Andradas 3323 - Sala 504, Santa Tereza - BH/MG

(31) 4063-9493 | 3146-9493

(31) 99730-5753

contato@analyticsbrasil.com.br