(31) 4063-9493 | 3146-9493     comercial@analyticsbrasil.com.br

Riscos Químicos em Processos de Pintura

Por:Analytics Brasil
Análises Químicas

29

maio 2019

Por que a pintura gera grande desafio para os trabalhadores? Isso se deve à grande quantidade de produtos químicos, nos quais não é feito o reconhecimento de riscos. Continue lendo este artigo e saiba mais!

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!

Se você está trabalhando com Higiene Ocupacional é fundamental ir ao ambiente de trabalho para reconhecer os riscos, o que chamamos de Walktrough, trata-se de uma caminhada em busca de informações no ambiente de trabalho. Saiba que sem caminhar ou andar nas fábricas o reconhecimento de riscos é falho e não é possível prever a exposição destes trabalhadores.

O Higienista Ocupacional deve reconhecer além da composição dos produtos, o ambiente em que eles estão sendo administrados. É preciso saber se o risco é relevante ou não para os trabalhadores.

Existem três vias de exposição de agentes químicos no organismo:

  • via respiratória
  • via dérmica
  • via de ingestão

A rota mais comum é pela inalação do produto quando este é dispersado no ar.

A via de absorção pela pele é importante para verificar se o trabalhador está usando ou não proteções adequadas.

A possibilidade de um agente químico entrar no organismo do trabalhador está ligada ao seu estado físico. Os agentes químicos no estado gasoso podem entrar no organismo pela via respiratória ou pelo contato com a pele (absorção cutânea).

Já os agentes químicos na forma líquida podem entrar no organismo pela via digestiva (ingestão) ou pelo contato com a pele (absorção cutânea). Partículas líquidas também podem penetrar no organismo pela via respiratória.

Enquanto os agentes químicos no estado sólido podem entrar no organismo pela via digestiva (ingestão) e pelo contato com a pele (absorção cutânea). Partículas sólidas também conseguem penetrar no organismo pela via respiratória.

A exposição aos riscos químicos e a utilização de produtos químicos podem provocar danos físicos e danos à saúde do trabalhador. Faça o reconhecimento de riscos e adote medidas de proteção para um trabalho mais seguro.

A Analytics Brasil além de realizar análises químicas para higiene ocupacional, atentando aos melhores métodos de amostragem de acordo com as necessidades de sua empresa, orientando quanto ao melhor tipo de amostragem, também realiza serviços de assessoria e consultoria em higiene ocupacional, além de oferecer palestras de cunho educativo sobre higiene ocupacional. Contate-nos e saiba mais!

Confira o vídeo completo, disponível no Youtube: Riscos Químicos em Processos de Pintura

 

 


Compartilhe:

Av. dos Andradas 3323 - Sala 504, Santa Tereza - BH/MG

(31) 4063-9493 | 3146-9493

comercial@analyticsbrasil.com.br