(31) 4063-9493 | 3146-9493     contato@analyticsbrasil.com.br

    • (31) 99730-5753

Segurança do trabalho: conheça os tipos de ventilação industrial

Por:Redator Analytics Brasil
Análises Químicas

26

nov 2018

Muitas indústrias usam a ventilação industrial como um recurso que remove substâncias que circulam pelo ar e são nocivas aos seres humanos, renovando a atmosfera dentro do ambiente de trabalho. Por conta disso, está diretamente ligada à segurança do trabalho.

O sistema é formado por ventiladores, dutos, filtros, coletores, entre outros componentes que auxiliam no alcance dos objetivos descritos acima.

Atualmente, existem três principais modelos capazes de tratar a qualidade do ar interno da empresa. Confira, neste artigo, quais são eles e quais são seus benefícios!

Ventilação industrial e segurança do trabalho

Poeiras, vapores, gases e fumos são alguns exemplos de substâncias nocivas à saúde dos colaboradores que atuam em uma indústria. Essas substâncias podem provocar danos permanentes à saúde desses trabalhadores, como também a exposição a altas temperaturas também é um fator preocupante.

Para que a saúde desses indivíduos não seja prejudicada, o Ministério do Trabalho aprovou as normas regulamentadoras que tratam especificamente da exposição ocupacional de trabalhadores e fazem da ventilação industrial um elemento essencial para a segurança do trabalho nesses locais. Conheça:

  • Norma Regulamentadora 15, anexo 3: estabelece limites de tolerância ao calor;
  • Norma Regulamentadora 15, anexo 11: estabelece limites de tolerância à exposição de agentes químicos, caracterizando insalubridade quando esses níveis são atingidos;
  • Norma Regulamentadora 15, anexo 12: estabelece limites de tolerância à exposição de poeiras minerais;
  • Norma Regulamentadora 15, anexo 13: relaciona as operações consideradas insalubres de acordo com a presença de agentes químicos não citados nos anexos 11 e 12.

Indústria e trabalhadores devem estar cientes dessas normas para que a saúde da equipe seja preservada.

Tipos de ventilação industrial

Para preservar a saúde do trabalhador e tornar o ambiente de trabalho mais salubre, as indústrias podem optar por uma dentre três opções de sistemas de ventilação. Conheça:

Ventilação natural

A ventilação natural não é exatamente um sistema mecânico. São aberturas que podem ser feitas no teto, nas laterais e no piso, que permitem a circulação do ar ambiente.

O principal objetivo é eliminar o ar quente e prejudicial proveniente das atividades do maquinário e permitir a entrada de ar limpo no local.

Ventilação geral diluidora

A ventilação geral diluidora funciona como uma espécie de sopro que expulsa o ar contaminado do ambiente, minimizando a concentração de agentes contaminantes e poluentes.

Ventilação exaustora

A ventilação exaustora pode ser considerada o sistema de maior eficiência na prevenção contra os agentes contaminantes, em que o objetivo principal é deter o ar contaminado, evitando que os trabalhadores inalem essas substâncias.

Benefícios da ventilação industrial para o trabalho

Adotar um sistema de ventilação é fundamental para garantir segurança e conforto no ambiente de trabalho. Veja alguns benefícios:

  • evita um alto número de trabalhadores com doenças respiratórias;
  • ambientes com temperaturas agradáveis tornam o trabalho mais produtivo;
  • aumenta o rendimento das equipes;
  • diminui o número de abstenções ao promover uma atmosfera salubre;
  • também pode ser utilizada para controlar a concentração dos agentes químicos presentes no ambiente.

A ventilação industrial garante que sejam cumpridas as normas de segurança do trabalho e traz benefícios para a empresa, impactando até mesmo em seus resultados devido ao aumento da produtividade promovida por um ambiente de trabalho mais agradável.

Nosso artigo foi útil para o seu trabalho e você deseja ter acesso a mais conteúdos relevantes como este? Então, siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram!


Compartilhe:

Av. dos Andradas 3323 - Sala 504, Santa Tereza - BH/MG

(31) 4063-9493 | 3146-9493

(31) 99730-5753

contato@analyticsbrasil.com.br